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23/04/2014

30 Velas para o SEAT Ibiza

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Em 1984, enquanto o mundo aplaudia o lançamento do primeiro
computador Mac da Apple e o compact disc começava a tornar-se popular, a 27 de abril
nasceu o primeiro SEAT Ibiza na Zona Franca de Barcelona, o carro mais bem sucedido
alguma vez construído pela marca. No próximo domingo, o carro espanhol mais vendido e
exportado, que acompanhou várias gerações que conduziram este ícone, celebra o seu 30º
aniversário.
Este ano a SEAT comemora o aniversário do Ibiza, um ícone para a companhia e que hoje é
visto como o veículo mais carismático da sua história, bem como o mais vendido, com um
expressivo volume de vendas na ordem dos 5 milhões de unidades. Se há um automóvel
que simbolize a Espanha dos anos 80 – dinâmica, ambiciosa e inovadora – é,
definitivamente, o SEAT Ibiza. Reforçado pela imagem festiva internacionalmente conhecida
da ilha do mediterrâneo, de onde é inspirado o seu nome, o seu lançamento constituiu um
ponto de viragem no panorama internacional do mercado automóvel.
O Ibiza é um dos pilares da marca e em Espanha tem sido o modelo do seu segmento mais
vendido, desde 2001. Em finais de junho deste ano, aquando da celebração do seu 30º
aniversário, será lançada uma versão especial.
O palco escolhido para a primeira apresentação ao mundo do SEAT Ibiza foi o tão
prestigiado Salão Automóvel de Paris, em 1984. Graças a este ‘best-seller’, a companhia
começou a expandir-se internacionalmente com exportações em larga escala. Desde então,
este ícone sobre rodas aumentou as suas exportações em 69% (na casa das 3.5 milhões de
unidade) com presença em mais de 75 países. No início da sua existência, os mercados
mais importantes para o Ibiza foram a Itália, Reino Unido, França, Alemanha, Portugal,
México e, obviamente, Espanha.
O SEAT Ibiza inaugura a fábrica de produção de Martorell
A companhia terminou os anos 80 com valores recorde de vendas e produção, tornando-se
membro do gigante Grupo Volkswagen. Até 1993 a atividade da marca concentrava-se na
Zona Franca de Barcelona, mas a entrada no novo Grupo, o sucesso dos outros modelos no
mercado e a necessidade de aumentar os níveis de produção, exigiram a criação de um novo
complexo industrial. Complexo este que iria ser construído junto do Centro Técnico da SEAT.

Desta forma, a segunda geração do SEAT Ibiza iria ser a primeira linha de carros produzida
inteiramente na nova fábrica da SEAT em Martorell. O início de atividade do novo complexo
iria dar lugar à criação de uma cadeia industrial de fornecedores que, na altura, integrava 20
companhias diferentes.
Hoje em dia Martorell continua a ser uma das fábricas mais modernas e flexíveis da Europa,
sendo a sua posição de destaque internacional galardoada com o prémio “Automotive Lean
Production”. Diariamente são produzidos, na Linha 1 da fábrica, aproximadamente 700 Ibiza,
empregando cerca de 1,600 pessoas diretamente. No cômputo geral, a SEAT cria emprego,
direta e indiretamente, a cerca de 70,000 famílias. Atualmente, o efeito multiplicador na
economia gerado pela SEAT faz-se sentir indubitavelmente. A marca não pode ser
dissociada de Martorell, assim como o mercado automóvel de Espanha não pode ser
dissociado da SEAT.
O SEAT Ibiza: design, espírito jovem e desportivo
O SEAT Ibiza é 100% SEAT, já que foi o primeiro veículo desenhado e desenvolvido
inteiramente pela marca. O design foi sempre parte integrante do DNA da marca espanhola e,
no caso do Ibiza, as quatro gerações tiveram o cunho pessoal de figuras distintas no
mercado de design automóvel.
Para a primeira geração do Ibiza (1984-1993) a SEAT contou com a colaboração da
Italdesign, a companhia do designer italiano Giorgio Giugiaro, com Karmann para o
desenvolvimento da carroçaria e com a Porsche para a utilização da tecnologia “System
Porsch” a nível de motor.
Houve um salto significativo na segunda geração (1993-2002) a nível estético, contando,
de novo, com a colaboração de Giugiaro. As linhas eram redondas e aerodinâmicas, com um
nível de equipamento e sofisticação mecânica que, na altura, só se encontravam em carros
de gamas superiores.
O designer italiano Walter de’Silva, atual responsável da área de Design do Grupo
Volkswagen, foi responsável pela conceção da terceira geração do Ibiza (2002-2008), onde
se assistira a um novo progresso a nível de qualidade de construção, motorização e índices
de performance. De’Silva desenvolveu uma estética mais apelativa, marcada pela agilidade,
retratando o conceito desenvolvido pelo Centro Técnico da SEAT em Martorell, o ”chassis
ágil”
A geração atual do Ibiza (2008-) é obra do então responsável da área de design da SEAT, Luc
Donckerwolke. Pela primeira vez o conceito do “design em forma de seta” é materializado na
parte dianteira do veículo, resultando num modelo Ibiza com um carácter e aspeto bem mais
desportivos que os seus antecessores, graças à introdução de linhas puramente
geométricas, complementadas com uma alteração à clássica “linha dinâmica” na parte
lateral.

A versão mais desportiva conquista o Campeonato Mundial de Rally
O primeiro SEAT Ibiza claramente desportivo foi o modelo SXI com um motor de 100cv, o
antecessor das atuais versões CUPRA (Cup Racing) e FR (Formula Racing). Em 1996 a marca
apresentava a versão CUPRA com um motor de 2 litros com 150cv, que tinha, não só uma
imagem desportiva, como índices de performance fabulosos. O Ibiza Kit Car foi um modelo
cujo lançamento era há muito aguardado e foi com este que a SEAT conquistara três títulos
FIA-2 litros seguidos, no Campeonato Mundial de Rally (WRC), em 1996, 1997 e 1998. Em
2004 o Ibiza celebrou o seu 20º aniversário, com mais de 3.3 milhões de unidades
construídas e com dois modelos desportivos novos a integrar a gama – versões FR e CUPRA
(com novos motores a diesel).
Sabia que…?
• O preço aproximado do SEAT Ibiza em 1984 era de 4,950€. Os preços correntes,
rondaria os 15,620€.
• O SEAT Ibiza foi o automóvel oficial dos Jogos Olímpicos de Barcelona’92.
• A segunda geração do Ibiza foi o primeiro automóvel do seu segmento a ser
equipado com um motor TDI de 90cv.
• O SEAT Ibiza foi o primeiro modelo no seu segmento a ter Assistente de Controlo de
Estabilidade ESP como equipamento de série.
• Vendas por geração:
− Ibiza I, 1984-1993: 1,308,461 unidades
− Ibiza II, 1993-2002: 1,522,607 unidades
− Ibiza III, 2002-2008: 1,221,200 unidades
− Ibiza IV, 2008-to date: 924,183 unidades






 
 

 

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