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18/06/2015

308 GTi by PEUGEOT SPORT

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Desde o lançamento do mítico 205 GTi, foram mais de 800.000 os desportivos PEUGEOT que deram prazer ao seu dono: 309 GTi, 405 Mi16, 306 S16… 208 GTi, RCZ e agora o novo PEUGEOT 308 GTi by PEUGEOT SPORT.

308 GTi by PEUGEOT SPORT: esta nova versão leva o nome da equipa que a desenvolveu.

Está equipado com o motor 1.6 L THP S&S de 270 cv (200 kW). Este motor Euro 6 dotado de Stop&Start limita as suas emissões de CO2 a apenas 139 g/km, ou seja, 6,0 l/100 km.

Com uma relação peso/potência recorde no segmento, somente 4,46 kg/cv, o 308 GTi 270 acelera dos 0 aos 100 km/h em menos de 6,0 s e percorre os 1000 m de arranque em 25,35s.

O 308 GTi 270 está equipado com um diferencial de deslizamento limitado Torsen e jantes de 19’’ Carbone19 calçadas com pneus Michelin Super Sport.

O 308 GTi 270 é travado por discos de 380 mm à frente, com pinças pintadas de vermelho e assinadas PEUGEOT SPORT, e de 268 mm atrás.

O estilo do 308 GTi é musculado e exclusivo: plataforma rebaixada em 11 mm, frente e traseira inéditas. O habitáculo é todo ele desportivo.

Exclusivo do 308 GTi 270, a versão Coupe Franche associa o novo e explosivo vermelho Ultimate ao preto Perla Nera. Estas fazem parte das seis cores da gama 308 GTi: o vermelho Ultimate, o azul Magnetic, o preto Perla Nera, o cinzento Artense, o branco Nacré, bem como o cinzento opaco Hurricane.

Chassis afinado por pilotos, motor cheio em todos os regimes, sonoridade do escape, PEUGEOT i-Cockpit, Driver Sport Pack, bancos tipo bacquet… o resultado é entusiasmante.

 

Um design musculado, GTi

Uma transição de precisão cirúrgica opera-se entre duas cores, o vermelho Ultimate e o negro Perla Nera. Baptizada Coupe Franche, esta associação de cores é o símbolo do novo 308 GTi by PEUGEOT SPORT.

Intrinsecamente puro e distinto, o PEUGEOT 308 não precisou de nenhum truque para dar origem à sua versão desportiva. Enérgico, o PEUGEOT 308 GTi apresenta assim um estilo repleto de simplicidade mas terrivelmente eficaz.

A sua postura é radical, com uma plataforma rebaixada 11 mm e as suas grandes rodas de 19’’ baptizadas Carbone19. Estão associadas a pneus Michelin Super SPORT e jantes tipo Reverse que, vaporosas, deixam admirar os discos dianteiros com um diâmetro de 380 mm, mordidos por uma sólida pinça de quatro pistões. Pintada de vermelho, a pinça ostenta a assinatura do fabricante da viatura: PEUGEOT SPORT.

O pára-choques dianteiro, generoso, revela o nível de performance atingido. Na parte superior, os faróis Full LED enquadram uma grelha exclusiva. Com efeito, a sua grelha negra é percorrida por um plano axadrezado horizontal com acabamento em preto brilhante. Este padrão axadrezado anima igualmente a ampla tomada de ar inferior. Alimentando o refrigerador do ar da sobrealimentação, está cercada de cintilizantes LED dinâmicos e de um aro vermelho ou cromado, na cor vermelha Ultimate. Dois deflectores completam o pára-choques e contribuem para a percepção de uma viatura colada ao asfalto bem como para a performance aerodinâmica, com um SCx de somente 0,69.

Espontaneamente, o olhar percorre, seguindo os alargamentos da carroçaria, os flancos expressivos, para alcançar toda a potência da face traseira. Está visualmente agarrada ao piso pelo extractor negro lacado, integrando duas imponentes ponteiras de escape.

Identificável entre todas, a assinatura GTi está estampada nos guarda-lamas dianteiros e na porta da bagageira.

Esta carroçaria apresenta seis cores: o novo e explosivo vermelho Ultimate, o azul Magnetic, o preto Perla Nera, o cinzento Artense, o branco Nacré, bem como o cinzento Hurricane. Na variante de 270 cv, o 308 GTi propõe a versão exclusiva Coupe Franche, uma decoração que associa o vermelho Ultimate ao preto Perla Nera. Esta versão Coupe Franche manifesta ainda mais a sua radicalidade pelos embelezadores dos vidros tratados em preto mate, em vez de cromado. Qualquer que seja a cor, sublinha os ajustamentos precisos dos elementos da carroçaria.

Em perfeita coerência, o perfil do habitáculo é também ele decididamente desportivo, nomeadamente com um ambiente escuro até ao tejadilho. Costuras vermelhas ornamentam o painel de bordo, os assentos, os forros das portas, o fole da alavanca de velocidades e os tapetes topo de gama. A soleira da porta, assinada «PEUGEOT SPORT» e «GTi», é em alumínio, tal como a pedaleira, o repouso para pés e o punho da alavanca de mudanças.

No 308 GTi 270, o banco tipo baquet revestido a couro e alcântara, com o logótipo «PEUGEOT SPORT», oferece um excelente apoio lateral, para fazer corpo com o automóvel e acompanhar a trajectória em todas as circunstâncias.

O volante compacto, de 351 x 329 mm, oferece uma aderência natural e permite colocá-la ao milímetro. Em couro, tem na sua base o logo GTi e, no cimo, um aviso de centragem vermelho. O olhar expande-se pelo painel de instrumentos elevado, pelo padrão xadrez do fundo dos mostradores e pela mensagem «GTi» de boas-vindas que anima a matriz central.

Perfeitamente integrado no suave painel de bordo, o grande ecrã táctil, com o seu tema Redline, é o toque final para compor o PEUGEOT i-Cockpit. Graças à sua ergonomia natural, a condução torna-se instintiva e segura, elemento-chave para uma viatura  arvorando tais capacidades.

Finalmente, o Driver SPORT Pack dá ao condutor o prazer de amplificar o ambiente desportivo a bordo. Carregar no botão SPORT situado na consola central muda as luzes dos mostradores de branco para vermelho, mostra informações complementares na matriz central (potência, binário, pressão de sobrealimentação, acelerações laterais e longitudinais), reforça a presença sonora do motor e altera a cartografia do pedal do acelerador.

Todos os elementos estão reunidos para retirar a quintessência do desenvolvimento realizado pela PEUGEOT SPORT.

PEUGEOT_308GTi_01

Sensações de condução preparadas pela PEUGEOT SPORT

Rica de uma experiência incomparável em competição, a PEUGEOT SPORT comporta um departamento consagrado exclusivamente ao desenvolvimento das versões mais performantes da gama. Os engenheiros desta equipa trouxeram as suas competências para criar sensações desportivas únicas.

Esta versão tira proveito da “caça ao peso” praticada durante a criação do 308: uso da plataforma EMP2, portão traseiro em material compósito e aço de elevada elasticidade. Esta busca da leveza materializou-se num número: 4,46, ou seja, a relação peso/potência recorde no segmento, expressa em kg/cv da versão GTi 270, garante de um comportamento dinâmico emocionante.

 

Sendo o PEUGEOT 308 uma excelente base para desenvolver um desportivo, o nosso trabalho consistiu em optimizá-lo para uma dinâmica irrepreensível. Com o 308 GTi by PEUGEOT SPORT é preciso meter as rodas na estrada ou num circuito, para experimentar todo o seu potencial.

Pierre Budar, responsável de projecto PEUGEOT SPORT

 

A PEUGEOT SPORT desenvolveu o novo 308 GTi com base num caderno de encargos muito explícito: um desportivo compacto incisivo e seguro, para um prazer de condução único. Todos os domínios foram, portanto, tratados para tal: trens rolantes, motores, travagem, assistências electrónicas.

O novo PEUGEOT 308 GTi está colado ao asfalto pelas suas vias largas (1570 mm à frente e 1554 mm atrás) calçadas com pneus Michelin Super SPORT nas medidas 235/35 R19. Com a sua aderência, estes invólucros repousam muito longe dos limites da aderência lateral e longitudinal. As jantes de 19’’ tipo Reverse são mais leves 2 kg cada uma, relativamente à jante em alumínio de 18’’ Diamant.

Para travagens agressivas, os discos dianteiros ventilados apresentam um diâmetro de 380mm. Montados num anel de alumínio, são mordidos por quatro pistões (de 38 e 41 mm de diâmetro) deslizando num estribo fixo. Na traseira, os discos têm um diâmetro de 268 mm. Quando utilizado, este conjunto prova a sua resistência assegurando de forma constante prestações notáveis.

Equilibrado com precisão, os trens rolantes permitem uma pilotagem dinâmica com toda a confiança. O trem dianteiro pseudo-McPherson coloca-se com precisão, enquanto o traseiro, de travessa deformável, segue-o com naturalidade. Estes componentes participam, por outro lado, na leveza da viatura, com a barra anti-rolamento semi-oca e os triângulos dianteiros em alumínio.

A inscrição em curva é incisiva, com uma exploração dos pneus óptima, graças ao trabalho operado na afinação do trem dianteiro. A calibragem da roda foi elevada a -1,67° contra     -0,6° no 308. A articulação traseira do triângulo viu a sua rigidez aumentada de 110 para 1800 daN/mm.

A integridade da suspensão vertical dianteira é específica:

  • rigidez da mola,
  • taragem do amortecedor que, por outro lado, comporta um batente de pressão hidráulico nomeadamente para limitar os ruídos,
  • batente de ataque progressivo, rígido e alongado, para intervir desde o início na compressão, quando o condutor está sozinho a bordo.

Finalmente, a barra anti-rolamento é limitada para um equilíbrio evidente com o trem traseiro.

Neste último, a rigidez da travessa e das filtragens aumenta, passando de 30 a 500 daN/mm laterais e 170 a 490 daN/mm verticais. A suspensão vertical é igualmente específica: rigidez da mola, taragem do amortecedor, rigidez do batente de ataque progressivo.

Exclusivo da versão 308 GTi 270, um diferencial de deslizamento limitado Torsen está integrado na caixa de velocidades, favorecendo a dinâmica da viatura em curva. Graças à passagem do binário para a roda mais aderente, permite igualmente acelerar mais cedo à saída das curvas.

Finalmente, os softwares das assistências electrónicas estão em sintonia com o temperamento desportivo da viatura. As leis da assistência eléctrica da direcção são específicas para funcionar em linha com o diferencial de deslizamento limitado Torsen. A produção de informações a partir das rodas é precisa, sabendo o condutor a cada instante onde se situa a viatura. Do mesmo modo, esta última segue fielmente as acções imprimidas pelo condutor sobre o volante compacto.

O diferencial de deslizamento limitado Torsen implica igualmente uma nova lei do Controlo de Tracção (Traction Control) para uma aplicação optimizada. A afinação mais desportiva do ESP deixa mais latitude, nomeadamente mais deriva nas derrapagens. Além disso, o ESP tem um modo totalmente desconectável.

 

Um novo motor Euro6  de 270 cv

Para explorar o potencial deste chassis, o PEUGEOT 308 GTi by PEUGEOT SPORT acolhe debaixo do seu capot o motor 1.6 THP 270 S&S. Com 169 cv/l, este 4 cilindros em linha exibe a potência específica mais alta do seu segmento. No entanto, dotado de um sistema Stop&Start e possuindo todo o savoir-faire dos engenheiros, ele limita as suas emissões CO2 a somente 139 g/km, ou seja, 6,0 l/100km, o recorde nesta categoria.

Funcionando com índices de octanagem RON 95 ou RON 98, desenvolve uma potência de 200 kW (270 cv) e um binário de 330 Nm. Além destes valores absolutos, este motor impressiona pela sua enorme disponibilidade, permitida por uma pressão de injecção elevada aos 200 bar. O motor fica assim sempre cheio em qualquer regime e em permanência. O nível de potência é quase sempre constante até ao corte, às 6500 rpm, regime onde chega a uma velocidade entusiasmante. Por outro lado, o binário máximo estende-se numa faixa das 1900 às 5000 rpm.

Além disso, potência e binário são perfeitamente doseáveis, mesmo a elevados regimes, graças à concepção específica da central de comando da wastegate, a válvula de descarga do turbo.

De acordo com a norma Euro6, este motor EP6 FDTR apresenta uma relação volumétrica de 9.2 :1 e elementos móveis de ponta: pistões forjados em alumínio, de concepção similar à de competição, segmentos e bielas reforçados, apoios das bielas com projecção polímera e  parafusos das bielas reforçados.

Para garantir a constância da performance, os pistões são arrefecidos por uma dupla pulverização de óleo na sua estrutura. Por outro lado, o colector de escape é construído em aço, para resistir às altas temperaturas, que podem chegar aos 1000°C. A activação do Driver SPORT Pack reforça a desportividade da melodia que deles se… escapa.

Por forma a explorar todo o potencial deste motor, as perdas de energia foram objecto de toda a atenção, quer na admissão, quer no escape. Para responder às necessidades de ar, seja em volume, seja em temperatura, o PEUGEOT 308 GTi by PEUGEOT SPORT está equipado com um intercooler especialmente desenvolvido e implantado em posição baixa no compartimento do motor. À saída do motor, a drenagem dos gases de escape é favorecida por uma linha inteiramente nova, desde os catalizadores à dupla saída de escape.

A importância do detalhe verifica-se também nos silentblocs do motor, cuja rigidez foi aumentada. O benefício é instantaneamente perceptível. Na inscrição em curva, a viatura rola de um bloco, sem tempo de espera nem movimento parasita.

Para encaixar o elevado binário, que culmina nos 330 Nm, a caixa manual de seis velocidades foi reforçada. As suas duas árvores de cames são agora granuladas e os seus pinhões tratados por carbonitruração profunda. Graças a este processo termoquímico, a resistência da peça é reforçada, tanto em uso, como em fadiga, por um enriquecimento em carbono e azoto. Finalmente, o ponto de saída da caixa encurtado, em benefício das acelerações.

Chassis afinado por pilotos, motor cheio em todos os regimes, sonoridade do escape, PEUGEOT i-Cockpit, Driver Sport Pack, bancos tipo baquets … o resultado é rejubilante. O exercício dos 0 aos 100 km/h é cumprido em somente 6,0s e os 1000 m de arranque parado em apenas 25,3s.






 
 

 

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