Notícias

24/07/2015

Bosch e TomTom parceiros na condução autonoma

Subscreva a nossa newsletter


O desenvolvimento da condução autonoma é um puzzle com várias peças. Em conjunto com o fornecedor holandês de mapas e informação de trânsito TomTom (Tom2), a Bosch está a aproximar-se do resultado final. As duas empresas concordaram em colaborar na área de mapas para a condução autónoma. Sobre este acordo, a TomTom está a desenhar os mapas necessários, enquanto a Bosch, na base dos seus sistemas de engenharia de trabalho, está a definir as especificações que estes mapas têm de possuir. De momento, os mapas já estão a ser utilizados nos veículos automatizados Bosh e testados em algumas estradas públicas na Alemanha (A81) e nos Estados Unidos (I280). Para esclarecer a importância desta parceria, o membro de direção da Bosch, Dr. Dirk Hoheisel comentou: “Apenas com mapas de alta precisão será possível a condução autonoma em autoestradas a partir de 2020.” Jan Maarten de Vries, Vice-presidente da área Automóvel da TomTom acrescentou: “No fim de 2015, queremos ter novos mapas de alta precisão para condução autonoma que englobem todas as autoestradas e vias rápidas na Alemanha”. A cobertura de estradas irá consequentemente estender-se para o resto da Europa e América do Norte.

Vários níveis de mapas, aumento significativo na precisão

Os mapas para condução altamente automatizada e os mapas utilizados nos atuais sistemas de navegação diferem primariamente em dois aspetos. Primeiro, a precisão é significativamente mais elevada – até ao decímetro de precisão. Segundo, o material dos mapas para condução altamente automatizada consiste em vários níveis. A tradicional base de navegação é utilizada para calcular rotas de A para B, incluindo a sequência de estradas a ser percorridas. O nível de localização utiliza um novo conceito de posicionamento que providencia dados de mapeamento de alta precisão, que o veículo automatizado utiliza para calcular com exatidão a sua posição ao longo do percurso. Para isto, o veículo compara o ambiente em redor com a informação correspondente no nível de localização. Desta forma, o veículo pode definir com precisão a sua posição em relação à estrada e ambiente circundante. No topo do nível de localização, o nível de planeamento contém não apenas atributos como divisores de tipos de percurso, sinais de trânsito, limites de velocidade, entre outros, como também informação 3D sobre a geometria da estrada, incluindo curvas e declives. Com a ajuda desta informação de percurso bastante detalhada, o veículo automatizado pode decidir quando e de que forma deve mudar de faixa.

 

Na condução altamente automatizada, a segurança e conforto dependem crucialmente da atualização dos mapas. Por exemplo, informação ao minuto sobre o limite de velocidade tem de estar disponível instantaneamente. Apenas desta forma os veículos conseguem selecionar a mais proactiva estratégia de condução. Com este objetivo, a Bosch e a TomTom dependem de diversos elementos e serviços para manter a informação dos mapas, o mais atualizada possível: a frota de mapeamento da TomTom continua a estar regularmente nas estradas para mapear com exatidão novas estradas e percursos. Para registar novas mudanças nas estradas, como configurações diferentes das faixas ou novos sinais de trânsito, a TomTom e a Bosch planeiam recorrer ao feedback de frotas de veículos já equipadas com os sensores necessários.

As informações capturadas sobre alterações nas estradas são transferidas para um servidor, verificadas e inseridas na base de dados digital de mapas. O mapa atualizado é posteriormente remetido para os veículos altamente automatizados, possibilitando-os de atuar efetivamente para além dos sensores.

 

Extensão da atual parceria de sucesso

 

Para a Bosch e TomTom, esta colaboração na área de mapas para condução altamente automatizada é uma extensão da já existente parceria de sucesso. Para o horizonte conectado da Bosch, a TomTom providencia também informação dinâmica de mapas através do seu serviço backend em tempo real – ainda que sem nível de localização. Desta forma, o horizonte conectado torna possível prever a estrada em frente e adaptar a estratégia de condução de acordo com esta. Esta solução foi demonstrada pela primeira vez em 2014, na feira de exposições IAA Commercial Vehicles em Hanover. O sistema reconhece potenciais “pontos negros” atrás de montanhas ou o início de um engarrafamento de trânsito e automaticamente reduz a velocidade do veículo no tempo exato, o que minimiza consideravelmente o risco de colisões traseiras. Em adição, comportamentos de condução mais suaves significam mais conforto para o condutor e melhorias no consumo eficiente de combustível para o veículo.






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas