Ensaios

03/12/2014

C1 e 108: Gémeos á defesa

Subscreva a nossa newsletter


O C1 e o 108  dominaram o mercado dos pequenos citadinos desde o seu lançamento em 2005 (o Peugeot chamava-se 107) e com isso em mente a segunda geração evoluiu, especialmente no design, pois a plataforma é a mesma , mas actualizada. Isto porque a concorrência está mais aguerrida do que nunca. Este ano foram lançados o excelente Hyundai i10 e o Twingo com o seu primo Smart Forfour. Para não falar do Vw up/Skoda City/Seat Mii. E convém não esquecer o terceiro gémeo, o Toyota Aygo.

Habitualmente os Peugeot/Citroen têm a sua própria personalidade, por isso, testamos individualmente cada um , os modelos merecem-no e as marcas também. Mas este caso é especial, são produzidos conjuntamente com a o Aygo numa fábrica construída para o efeito na Republica Checa. Isto porque neste segmento as margens de lucro são mínimas e para fazer sentido financeiramente, estas joint ventures são necessárias.

Por essa razão o interior é virtualmente idêntico nos “manos” franceses, mudando apenas o logótipo no volante e a decoração dos bancos. As motorizações são as mesmas, tudo é igual ou idêntico. ou quase tudo. No exterior, apesar das porporções serem as mesmas, possuem “caras” completamente distintas. O 108 recorre aos “irmãos” 208 e 308 para procurar inspiração. O mesmo faz o C1 com o C4 Picasso ou o Cactus.

A estratégia não é nova e é repetida cada vez mais, dentro do mesmo construtor ou entre vários. A Smart faz o mesmo com a Renault, a VW faz o mesmo com o Up.

Portanto, dinamicamente os gémeos são iguais. O interior não possui uma única o peça em comum com outros membros do grupo PSA, o que não é comum. Isto leva-nos a pensar que o desenvolvimento industrial esteve acabo da Toyota. Testamos o C1 com duas motorizações, o 1.0 de 70 Cv de origem Toyota e o 1.2 de 82 cv de origem PSA. O C1 com motor 1.0 tinha a carroçaria aberta, uma novidade no C1, com capota em lona retráctil, à imagem do DS3. Esta capota torna o C1 muito charmoso. Já o 1.2 tinha a carroçaria tradicional, mas este motor, aliado a um peso pluma de 915 kg torna o C1 divertido de conduzir. Mas isso reflecte-se nos consumos, o motor 1.0, também utilizado na versão do 108 testada, ficaram-se pelo 5.5. No motor 1.2 subiu para os 6,5.

O 108 conduzido vinha “trajado” com a carroçaria tradicional de 5 portas e o tal motor de 70 cv (68 para ser mais exacto). Este motor é o ideal companheiro para as voltas pela cidade, mas não se acanha numa incursão pela auto-estrada. Só não gostamos da calibragem da embraiagem, mal largamos o pedal temos que ser decididos com o acelerador. Algo não muito agradável no para-arranca ou nas manobras citadinas.

Gostámos mais de um ou de outro? Gostámos dos dois, especialmente da versão de capota de lona (opcional para os dois) e para o ano o C1 vai ter uma versão mais aventureira (com ares de todo o terreno). No entanto, a grande ameaça chama-se Twingo, que nunca contou com 5 portas. O ano de 2015 promete ser muito interessante neste segmento.

960x460_PGTWW_108_techno 960x460-PEUGEOT_108_2014_295_FR 10939_10 Citroen-C1-2014-Genfer-Autosalon-Kleinwagen-01 Citroen-C1-2014-Genfer-Autosalon-Kleinwagen-02 citroen-c1-marks-return-to-form-for-small-french-cars-live-photos_8 images-peugeot-108_citroen-c1-big Peugeot-108 Peugeot-108-2014-Genfer-Autosalon-Kleinwagen-04

 

 






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas