Ensaios

13/05/2015

Classe A: á segunda é de vez

Subscreva a nossa newsletter


A Mercedes não arrisca sem a lição bem estudada. A ideia era criar um automóvel para o segmento C, o mais vendido no mercado europeu e queria repetir o sucesso do Classe C, que uma década antes foi considerado um lançmento arriscado e revelou-se um sucesso.

A equipa de desenvolvimento optou por uma carroçaria monovolume, um tipo de carroçaria que estava a despertar itneresse dos consumidores e por consequência, dos construtores. Portanto, para causar impacto e diferenciação, optou por esta carroçaria, para espanto de muitos.

Como referimos, a Mercedes não brinca em serviço e devido ao tipo de carroçaria em causa, alta e estreita, a Mercedes optou por desenvolver ESP, tão em voga hoje em dia. Pois em testes por uma publicação Sueca revelou tendências para destabilizar a trajectóiria e provocar eventuais acidentes. A Mercedes chamou à oficina todos os carros vendidos e suspendeu a venda de novos durante 3 meses. Foi uma atitude inédita na industria e que granjou ainda mais boa reputação à Mercedes.

 

Para os mais tradicionalistas, no entanto, o Classe A ainda é considerado produto à parte. Não só pelo estilo escolhido, mas igualmente por ser o primeiro Mercedes com tracção à frente. Não obstante em 7 anos ter vendido quase 1,3 milhões de exemplares. Em 2004 sucede-se a segunda geração, ainda com carroçaria monovolume e com o mercado a optar por outro tipo de carroçarias, vendeu menos exemplares, pouco mais de 700 mil.

Estes números fizeram a Mercedes repensar a sua estratégia, principalmente porque a Audi tinha optado um ano antes do lançamento da primeira geração do Classe A, por uma carroçaria mais tradicional e a BMW também seguiu esse caminho em 2004, com o Série 1. Por isso a Mercedes decidiu reiventar o seu “Baby Benz” e em 2012 lançou a terceira geração, com um tradicional desenhou hatch back.

Isto fazia tudo o sentido, porque em 2005 tinha lançado o Classe B, também ele monovolume. Em 2014 o Classe A e todos os derivados (GLA e CLA) representam em Portugal quase metade das vendas da Merces e nunca na sua história a Mercedes vendeu tantos carros. Não só, mas também por culpa do “Bay Benz”.

Em termos dinâmicos conduzimos o 180 CDI, um motor cedido pela Renault e exaustivamente trabalhado pela Mercedes. Na Mercedes mantém os 110 cv, mas parece-nos que melhor aproveitados que pela casa francesa.

Dinamicamente esta tipo de carroçaria só tem a ganhar e assenta que nem uma luva. Foi a opção acertada na altura acertada. Só nos faz pensar se não teria sido boa ideia utilizar esta carroçaria logo em 2004. Na altura o mercado ainda estava receptivo a monovolumes e a BMW tinha acabado de apresentar o série 1.






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas