Notícias

26/02/2016

DS E-TENSE

Subscreva a nossa newsletter


Um ano após o lançamento da Marca e alguns dias depois de ter renovado todos os seus modelos europeus, a DS origina um novo acontecimento, através de uma viatura única: o DS E-TENSE. Fruto de um savoir faire artesanal digno das grandes casas de luxo francesas, numa combinação de ferramentas numéricas, o DS E-TENSE é único, tanto pelo seu design exterior, como pela sensação de condução alcançada, numa mistura entre luxo, high-tech e elevada performance. Visão tecnológica e estilística da Marca, esta criação avant-garde apresenta um vislumbre do futuro e integra, assim, uma cadeia de tração elétrica e performante.

 

516 Nm de binário e um silêncio total, 402 cv de potência e zero emissões, 4,72 metros de comprimento e 1,29 metros de altura, etc. Em alguns números e outras tantas palavras, o tom está dado: a mais recente criação da DS será apresentada em Estreia Mundial no Salão Internacional de Genebra 2016 e irá atrair todas as atenções. No seu segundo ano, a jovem Marca francesa concebeu uma nova viatura em que o alto teor tecnológico e o requinte são palavras-chave.

«A nossa vontade foi criar um GT elétrico performante. Uma viatura que incarna todo o requinte, a tecnologia e o design DS. Uma viatura que faz sonhar e que faz desejar assumir o volante». É esta a interpretação unânime da equipa responsável pelo projeto, dos designers aos engenheiros, todos tão apaixonados quanto emocionados.

 

ENCONTRO ENTRE O DESIGN AVANT-GARDE E A TECNOLOGIA

Escultural, fluido, em movimento… eis os adjetivos qualificativos que vêm à cabeça de cada um deles quando olham para o DS E-TENSE. Com a sua silhueta de coupé Grande Turismo (GT), sublinhada por uma espinha dorsal cromada e pela sua cor de carroçaria, Verde Amétrine metalizado, o DS E-TENSE suscita um único desejo: o de observar esta viatura em movimento.

O lado avant-garde, tão intrínseco do design DS, encontra-se na traseira. Com efeito, tal como no DIVINE DS, o DS E-TENSE não possui vidro traseiro, algo que deixou aos estilistas uma grande liberdade para trabalhar na modelização e às equipas de Produto a oportunidade de introduzir a tecnologia de retrovisão numérica.

Verdadeiro símbolo da marca DS, a assinatura luminosa – seja na frente ou na traseira – tem sido objeto de todas as atenções. Assim, os módulos LED (DS ACTIVE LED VISION) dianteiros foram trabalhados num universo inspirado na joalharia ou relojoaria, em todo e qualquer detalhe, com a ideia fixa de oferecer sempre mais ao cliente. As luzes diurnas – desenhadas sob a forma de pontos perolados – sublinham, por seu turno, o olhar da viatura. Na traseira, os indicadores de mudança de direção integrados no tejadilho relembram o DS de 1955. Destaque neste trabalho da assinatura luminosa são as luzes traseiras, equipadas de tecnologia full LED e desenhadas em escala, que parecem ganhar vida própria em qualquer momento de utilização da viatura, dando o mote para os próximos DS.

O interior da viatura associa o savoir-faire de luxo à francesa e os materiais nobres, como couros patinados costurados nos assentos e o alumínio guilhotinado da consola central. Foram necessárias 800 horas de trabalho por parte dos seleiros da DS para os conceber, testar e levar a cabo, nomeadamente a evolução do acabamento bracelet dos bancos ou ainda o painel de bordo. De notar, igualmente, a presença neste painel de aço frio, pormenor que lhe dá uma estrutura futurista, ou ainda um volante em formato de túlipa. Derradeira prova desta atenção ao detalhe própria da DS, o recorte em guilhotina com o seu motivo Clous de Paris, que envolve os toggles switches da consola central.

 

ENCONTRO ENTRE AS GRANDES CASAS DE LUXO FRANCESAS

Para sublimar este interior requintado, foram criados objetos personalizados com as marcas de luxo francesas, produtos que são fruto de belos reencontros e que incarnam plenamente os valores da Marca.

 

Um estojo porta-capacete com a Maison Moynat

Para conceber este objeto único, o Diretor Artístico da Moynat inspirou-se na correia em forma de «Y» que era usada nas fixações das rodas sobressalentes na traseira de alguns veículos. Esta compõe-se de um arnês principal fabricado em pele de bezerro natural, na cor exclusiva Terre de Sienne, cuja patine se embeleza com o passar do tempo. É inteiramente feita à mão, na mais perfeita tradição da alta marroquinaria francesa, por artesãos altamente qualificados. O interior compõe-se de uma bolsa de couro macio, dotada de um forro de pele de cabra de cor âmbar. Este modelo é polivalente, já que se cola ao banco do condutor por forma a garantir uma perfeita segurança. É também amovível e foi pensado para transportar um capacete de um modo prático e elegante. Pode também ser utilizado como saco de compras.

 

Um relógio, exemplar único, concebido à mão pela BRM Chronographes

Verdadeiro concentrado de tecnologia relojoeira (a Records TB), este relógio – concebido propositadamente para o condutor ou condutora do DS E-TENSE – tanto pode ser colocado no pulso, como se fixa na consola central da viatura. O seu encaixe encontra-se inclinado a 90º para que se possa ver as horas enquanto se conduz.

Uma experiência áudio excecional graças à FOCAL

Num habitáculo perfeitamente silencioso, a emoção conseguida por um sistema de som único faz todo o sentido. Assim, para uma experiência exclusiva, 9 alti-falantes de alta-fidelidade FOCAL Utopia transformam o interior do DS E-TENSE num auditório para os mais exigentes amantes de música. O savoir faire made in France da FOCAL associa prazer e elevadas tecnologias para um som à altura desta viatura de exceção.

Esta abordagem é única, já que as escolhas da Marca se fizeram sobre parceiros raramente vistos na indústria automóvel.

 

ENCONTRO ENTRE TECNOLOGIAS AVANÇADAS

Uma viatura elétrica e performante

Envolvida no Campeonato do Mundo de Fórmula E, a DS escolheu dotar a sua última criação com um modo de propulsão próprio, silencioso e, sobretudo… performante: uma motorização 100% eléctrica, com uma potência de 402 cv e um binário de 516 Nm. Com uma autonomia de 310 km em ciclo misto (360 km em circuito urbano), o DS E-TENSE posiciona-se, decididamente, no universo dos GT de elevadas performances.

As baterias de iões de lítio estão colocadas sob o chassis da viatura, o que permite alcançar um centro de gravidade baixo e uma distribuição equilibrada do binário por ambos os eixos.

 

Elementos concebidos por design paramétrico

Depois do DS 4 Concept, é a vez do DS E-TENSE ver algumas das suas peças desenhadas por um novo método de conceção, inovador e vanguardista: o denominado design paramétrico. Já utilizado no mundo da costura ou da arquitetura, este método permite gerar superfícies e volumes de uma forma diferente.

Prova disso é o painel de instrumentos do DS E-TENSE, uma verdadeira escultura, com a sua estrutura futurista em aço. A grelha do radiador na frente do carro nasceu, igualmente, desse design paramétrico e do recurso à impressão em 3D.

 

Dos DS LED VISION aos DS ACTIVE LED VISION

Um concept car é, também, um roteiro para o futuro. Assinatura de todos os DS atuais, a tecnologia DS LED VISION evolui no DS E-TENSE tornando-se ativa. Assim, os módulos LED, trabalhados como peças de joalharia ou relojoaria, giram 180º. Por seu turno, num modo de boas vindas ao condutor, integra um fluxo luminoso mais amplo de 20º para as laterais e, sobretudo, novas funcionalidades (função high-way para as autoestradas, ou meteo, que expande o fluxo em caso de chuva, neve ou nevoeiro). A tecnologia DS ACTIVE LED VISION afasta, assim, os limites da escuridão, para uma condução com toda a segurança.

 

Último grito em tecnologia, prova da atenção ao detalhe

Outros equipamentos tecnológicos estão também presentes na viatura, como a retrovisão numérica associada à câmara traseira. Ou ainda a inovadora tecnologia clean cabin que, integrada na climatização, permite uma proteção ativa dos ocupantes. O sistema deteta, analisa e filtra, de forma permanente, os poluentes oriundos do exterior, higienizando o ar do habitáculo.

 

ENCONTRO ENTRE A PAIXÃO AUTOMÓVEL E A EFICIÊNCIA HIGH-TECH

Concebido em carbono, o chassis monocoque de 2 lugares está dotado de suspensões independentes de duplos triângulos sobrepostos. Com um centro de gravidade muito baixo, pois as baterias estão implantadas sob o piso, o comportamento da viatura é sinónimo de rigor, precisão e, sobretudo, de dinamismo com toda a segurança (nomeadamente graças à distribuição equilibrada do binário pelos dois eixos. Já a silhueta, o extrator de ar em carbono e o fundo plano contribuem fortemente para a performance aerodinâmica da viatura. Não deverão ser esquecidos os pneus MICHELIN desenvolvidos especificamente, tendo em conta o elevado binário da cadeia de tração eléctrica, para uma condução segura e confortável, mesmo em ritmos mais vivos.

Esta condução segura e confortável é facilitada por uma instrumentação numérica de alta definição, com um painel numérico de 12 polegadas associado a um touchscreen de 10 polegadas. Este último conta com comandos eficazes e intuitivos, pilotados por um sistema electrónico, desenvolvido em colaboração com a Coyote. No coração do habitáculo, cada um deles acede ao conjunto de informações técnicas ligadas à viatura, tais como os parâmetros que medem a pureza do ar, os regimes dos motores, ou ainda um media player inédito. Prova da atenção dada ao detalhe do DS é o facto destas informações serem apresentadas num estilo em que o requinte e a tecnologia se fundem. Os histogramas animam-se e evocam a indústria da aviação, desenhando (nas tonalidades Champagne e Carmin) as pontas de um diamante sob os dedos, esboçando a garra dos futuros interfaces da DS…

 

 

CARATERÍSTICAS TÉCNICAS

– Dimensões: C 4,72 x L 2,08 x A 1,29

– Motorização: 100%  elétrica com uma potência de 402 cv

– Baterias: 53 kWH (360 V em modo contínuo)

– Aceleração: 4,5 segundos dos 0 aos 100 km/h

– Autonomia: 360 km (ciclo urbano) ou 310 km (ciclo misto)

– Binário máximo: 516 Nm

– Velocidade de ponta: 250 km/h

– Peso: 1,8 toneladas

– Pneus: MICHELIN Pilot Supersport (à frente: 245/35 ZR 20; atrás: 305 /30 ZR 20)

– 2 rodas motrizes

– Chassis monocoque em carbono

– Som: Sistema Focal Utopia 9 alti-falantes, 640 W, pilotagem por Digital Signal Processor

 






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 
 

RIP CURL TOUR BY CITROËN CHEGOU A PORTUGAL

A “Rip Curl Tour by Citroën” chegou a Portugal. Esta digressão europeia, que tem como protagonista o surf e as suas mais recentes inovações, vai estar hoje em Peniche e no dia 2 de dezembro na Costa da Caparica, tendo c...
by Edmar
0

 

 

TECNOLOGIA BENETEAU Ship Control

Apoiando-se no sucesso mundial do seu i-Cockpit, que reúne quase 4 milhões de utilizadores, a PEUGEOT coloca agora a sua especialização em ergonomia do posto de condução ao serviço da BENETEAU, líder mundial da náutica...
by Edmar
0

 
 

9 novos modelos, 20 novos mercados até 2020, a nova Opel

  O CEO da Opel Automobile GmbH, Michael Lohscheller, revelou hoje em conferência de Imprensa, o plano estratégico “PACE!” para recuperar as bases financeiras da empresa e reforçar a competitividade sustentada e o ...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas