Ensaios

19/03/2014

Especial dia do pai: Golf GTi

Subscreva a nossa newsletter


Que melhor prenda para o dia do pai que um modelo icónico, que lançou todo um segmento que hoje em dia é o que mais vende na Europa (hatch back do segmento c) e o conceito de Hot hatch? Um carro que apesar de pouco ter evoluído em termos de design, continua a fazer rodar cabeças? Esse carro é o Golf GTi, o GTi da sétima geração deste best seller da VW.

Volkswagen Studie Golf GTI

A história é simples de contar: a VW era um construtor que baseava toda a sua estratégia num modelo, o carocha e num tipo de motor: Boxer arrefecido a ar. Mecânica simples, mas desactualizada. E um carro desactualizado. E já desde os anos 60 que vinha a pensar no substituto. O primeiro passo foi a compra da Audi, para ter acesso a motores arrefecidos a água, o segundo passo foi o lançamento do Golf, o sucessor nas vendas do carocha e que tornou a VW o colosso que é hoje.

volkswagen-golf-7-gti-002

E a versão que mais ajudou para este sucesso foi a GTi, se a inicial tinha cilindrada de 1.6 e pouco mais de 100 cv. A sétima geração tem mais de 200 CV. Mas pouco mais evoluiu. Quando muito acomodou-se, aburguesou-se,  e a VW continua a dizer que desta é que é, o regresso às origens… Mas a verdade é que se não se tivesse aburguesado um carro com 200 cv seria difícil de conduzir para o comum dos mortais. No entanto, não se compreende a opção de um travão de estacionamento eléctrico e não um travão manual. Se a opção por caixa automática é compreensível, pois esta DSG é excelente, o travão é indesculpável.

volkswagen-golf-7-gti-2-e1361912486905

Portanto, se procura um carro icónico, para um pai do século XXI, este é o carro para si. O motor tem os cavalos certos acoplado à caixa certa. E esteja descansado, vai conseguir domar a fera. É o carro divertido para um track day, como para o dia a dia. É um verdadeiro GTi? Talvez não, mas é um VW Golf GTi, e para nós é o suficiente.






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas