Ensaios

07/11/2014

Ford Ecosport: Suv em tamanho mini

Subscreva a nossa newsletter


O segmento dos crossovers compactos está ao rubro, não há marca que não queria estar presente. E as estratégias para marcar presença variam e muito.

A Peugeot optou por fazer uma carrinha mais alta, o 2008. A Renault optou por fazer um crossover puro, mas com base no Clio, o Captur. A Ford pegou num modelo pensado para mercados emergentes e lançou-o na Europa. Não é a primeira a recorrer a esta estratégia (VW com o Fox, por exemplo). A vantagem é o tempo e também o custo de desenvolvimento.

As tentativas que antecederam o Ecosport não foram bem sucedidas e parece que esta tentativa também não será a mais acertada. E as razões são mais do que conhecidas, o consumidor europeu é o mais exigente do mundo inteiro. Portanto, torce o nariz a algumas soluções de ergonomia e alguns plásticos com menos qualidade.

E isso é bem verdade no Ecosport. Apesar de utilizar o tablier do Fiesta, os materiais utilizados não têm a mesma qualidade do irmão europeu. o próprio desenho não é dos mais bem conseguidos da Ford. Apesar de ser o que mais se parece com um verdadeiro todo o terreno do segmento. O pneu suplente colocado no portão traseiro, à boa maneira dos todo terreno, ajuda a essa percepção.

O Ecosport foi desenvolvido pelo Ford Brasil para os mercados emergentes. As unidades com especificações para a Europa (melhores equipamentos, melhores materiais, motores diesel e especificações das suspensões) são montados na Índia. Por muito que a Ford se tenha esmerado, o consumidor Europeu irá sempre estranhar. O Captur também não tem os melhores plásticos do segmento. Mas consegue sair mais bem visto num comparativo directo com o Ecosport.

E que tal é conduzi-lo? É uma pena a questão do preconceito, porque o Ecosport é um verdadeiro Ford, comporta-se exemplarmente em estrada, a par do Juke, é o crossover com as melhores maneiras do segmento. E os consumos do 1.5 Diesel de 90 Cv estão a par do 1.5 DCi do clio, mais leve e com melhor aerodinâmica.

E temos pena que não seja como o Kuga, Europeu por direito. por isso, se quer um SUV com comportamento Ford, opte pelo Kuga. Pena é que este só tenha um motor 2.0 diesel que atira o Kuga para os 35 mil euros. O Ecosport é um bom produto. Mas nós condutores europeus temos um preconceito: queremos carros com os melhores acabamentos possíveis, que justifiquem o balúrdio que custa um carro.

Ford Ecosport Titanium 1.5 TDCI 90 CV

23500€

1249018030960 ford_ecosport_int main

 






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas