Notícias

29/10/2015

IDS: Visão da Nissan para o futuro Leaf

Subscreva a nossa newsletter


No Salão Automóvel de Tóquio 2015, a Nissan revelou um protótipo de veículo que incorpora a visão da

Após liderar o desenvolvimento e a expansão da tecnologia a nível de veículos elétricos, a Nissan está, novamente, na vanguarda da tecnologia automóvel. Ao integrar tecnologias avançadas de controlo do veículo e de segurança, com inteligência artificial (IA) topo de gama, a Nissan está entre os líderes no desenvolvimento de aplicações reais de tecnologias de condução autónoma.

Em agosto de 2013, Ghosn afirmou que até 2020 a Nissan planeia equipar diversos veículos com uma inovadora tecnologia de condução autónoma. O progresso feito pela companhia desde então indica que está no bom caminho para atingir este objetivo.

O IDS da Nissan

Alguns compararam um futuro com condução autónoma com viver num mundo de cintos transportadores que simplesmente levam as pessoas do ponto A ao ponto B, mas o Nissan IDS promete uma visão muito diferente do amanhã. Mesmo quando o condutor seleciona o modo de condução autónoma e entrega a condução ao veículo, o desempenho do automóvel — desde acelerar a travar e até mesmo, a curvar — imita as preferências e o estilo próprio do condutor.

No modo de condução manual, o condutor assume o controlo; a aceleração em linha reta e as curvas tornam-se pessoais e revigorantes. Ainda assim, nos bastidores, o Nissan IDS continua atento para prestar uma eventual assistência. Os sensores monitorizam constantemente as condições de condução e está disponível para ajudar o condutor a obter a melhor resposta ao seu controlo. Na eventualidade de perigo eminente, o Nissan IDS irá assistir o condutor a executar uma ação evasiva.

Além de aprender, a IA do Nissan IDS comunica como um parceiro atento. Desde informação sobre as condições de trânsito, até à agenda do condutor e a interesses pessoais, o Nissan IDS tem o que é necessário para ajudar a criar uma experiência de condução que é confortável, agradável e segura.

 139100_1_5

Dois interiores permitem ao condutor duas formas de mobilidade

Mesmo sendo um dois volumes, a grande distância entre eixos do Nissan IDS permite um espaço confortável para quatro adultos. Mas o habitáculo torna-se ainda mais espaçoso quando o condutor seleciona a condução autónoma. Neste modo, o volante recolhe para o centro do painel de instrumentos e surge um grande ecrã plano. Várias funcionalidades relacionadas com a condução passam a ser tratadas pela IA do veículo, pela voz e pelos gestos do condutor. O interior é composto por materiais naturais tais como malha de couro e é iluminado por uma luz suave. Todos os bancos rodam ligeiramente para dentro, facilitando a conversação. É como relaxar numa sala de estar.

Quando o condutor seleciona a condução manual, o interior espaçoso transforma-se para colocar o condutor no controlo. Todos os bancos ficam virados para a frente. O volante reaparece juntamente com todos os indicadores de condução e um ecrã projetado (HUD) mostra a rota e outras informações de condução. A luz interior muda para azul, estimulando a capacidade de concentração. A utilização de pilares A de estrutura aberta desenvolvida pela Nissan ajuda a garantir uma visibilidade excelente reduzindo os ângulos mortos e contribuindo também para a sensação de espaço aberto.

A transformação para condução manual pode ser executada facilmente através de um comutador entre os bancos da frente chamado Comando PD. Este é o único controlo que o condutor pode operar fisicamente quando o automóvel está em condução autónoma: quando o condutor está pronto para assumir a condução, uma ação física deve iniciar a alteração.

Design exterior — comunicação que cria confiança e harmonia 

Para que a condução autónoma seja amplamente aceite, as pessoas têm de confiar plenamente na tecnologia. Através das suas capacidades de comunicação inovadoras, o Nissan IDS promove confiança e uma sensação de harmonia que se projeta também para quem está do lado de fora do automóvel.

Vários ecrãs e luzes exteriores mostram aos peões e outros utentes do espaço que o automóvel reconhece o que o rodeia e lhes sinaliza as suas intenções. A linha lateral cinzenta da carroçaria é, na verdade, um LED que a Nissan denomina indicador de intenção. Quando peões ou ciclistas estão próximos, a faixa brilha em vermelho, sinalizando que o automóvel reconhece a sua presença. Outro ecrã eletrónico, que está virado para o lado de fora do painel de instrumentos, pode apresentar mensagens luminosas, tais como “Depois de si”, aos peões. Este sistema de comunicação harmonioso e natural assinala um novo futuro nos automóveis.

Desempenho aerodinâmico avançado para uma maior autonomia

Mitsunori Morita diz: “Quando a tecnologia de Condução Inteligente da Nissan estiver disponível nos automóveis de produção em massa, os veículos elétricos poderão percorrer grandes distâncias com um único carregamento. Chegar a este ponto irá, claro, requerer a evolução ainda maior das baterias, mas o desempenho aerodinâmico também é muito importante. Incorporámos a nossa tecnologia aerodinâmica mais avançada no design do Nissan IDS”.

A altura da carroçaria, completamente em fibra de carbono, foi restringida a 1.380 mm, minimizando consideravelmente o atrito aerodinâmico (Cx). O posicionamento dos pneus perto dos cantos da carroçaria maximiza o espaço interior e permite um design envolvente do habitáculo. A Nissan selecionou rodas de grande diâmetro para alto desempenho e aspeto desportivo, mas utilizou pneus 175, muito finos, para minimizar a resistência à rodagem e ao ar. As rodas têm um design sugestivo em camadas de finas aletas que criam pequenos vórtices de fluxo de ar na superfície das rodas. Estedesign contribui ainda mais para suavizar o fluxo de ar.

O padrão em forma de blocos de gelo na grelha do Nissan IDS simboliza um design puro e limpo, perfeito para um veículo elétrico. Com a forma de uma coluna de blocos de gelo, o padrão da grelha parece transparente. A cor cinzenta azulada acetinada da carroçaria do automóvel aumenta a impressão de um espaço seguro e confortável no habitáculo.

Tecnologia de VEs altamente evoluída para uma condução de longas distâncias

O Nissan IDS está equipado com baterias de grande capacidade, de 60 kWh, e graças à sua aerodinâmica excecional, baixa postura, forma fluída e peso reduzido através de uma carroçaria completamente em fibra de carbono, o veículo está concebido para também responder à necessidade de percorrer longas distâncias. Outras tecnologias no Nissan IDS incluem estacionamento pilotado que pode ser operado por smartphone ou tablet e tecnologias de carregamento sem fios das baterias. Através destas, o condutor pode deixar o estacionamento e o carregamento ao cuidado do seu automóvel.

Os objetivos da Nissan — Zero Fatalidades no trânsito e Zero Emissões

Para que a nossa sociedade de condutores de automóveis seja sustentável, devem ser abordadas questões complexas, como o fornecimento de energia sustentável, as alterações climáticas, poluição atmosférica e a segurança no trânsito. A Nissan definiu Zero Fatalidades e Zero Emissões como objetivos da sua missão de ajudar a criar uma sociedade sustentável de condutores de automóveis.

Mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por erro humano. O extenso sistema de sensores e a IA do Nissan IDS foram concebidos para fornecer um desempenho de segurança melhorado quando comparado com o de um condutor humano. Esta tecnologia dá mais um passo para esse objetivo de Zero Fatalidades no trânsito.

Os veículos elétricos não produzem emissões de CO2 e as suas baterias podem armazenar energia a partir de fontes renováveis e transformá-la em eletricidade para casas e edifícios. À medida que os veículos elétricos aumentam, comunidades inteiras poderão utilizar a sua energia como parte de um plano de energia sustentável. Assim, à medida que os veículos elétricos começam a representar um papel central no fornecimento de energia, estaremos mais perto de nos tornarmos numa sociedade de Zero Emissões.

A Nissan acredita que o Nissan IDS irá evoluir, tornando-se um impulsionador à inovação para a mobilidade da próxima geração e da sua missão de tornar estes “dois zeros” uma realidade.

Com a segurança, o controlo de condução e a tecnologia de veículo elétrico mais avançados da Nissan — tudo levado a um novo nível pela IA — o Nissan IDS é uma antevisão convincente de um futuro promissor.






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas