Notícias

15/09/2015

Jaguar apresenta ao mundo o F-Pace

Subscreva a nossa newsletter


 

O novo Jaguar F-PACE é um crossover de elevada performance concebido para oferecer a agilidade, a capacidade de resposta e o refinamento que distinguem a marca Jaguar, bem como níveis de dinâmica e versatilidade sem precedentes.

Desenvolvido com base na arquitetura de alumínio leve da Jaguar, o novo F-PACE alia a pureza das linhas, superfícies e proporções a características inspiradas no F-TYPE, como a secção traseira poderosa, as saídas de ar dos guarda-lamas e o inconfundível design dos farolins traseiros.

A ousada grelha frontal e o capot musculado deixam antever o potencial de performance de motores como o V6 Supercharged de 380 CV. Elementos como os faróis full-LED esguios, as jantes forjadas de 22″ e a projeção dianteira curta transpõem a visão de design do C-X17 Concept para a linha de produção.

JAGUAR_FPACE_RSPORT_PORTFOLIO_Location

O novo F-PACE recebe cinco ocupantes com todo o conforto. O interior é uma mistura perfeita de materiais e acabamentos de qualidade superior, pormenores requintados, luxos como os bancos traseiros aquecidos com ajuste elétrico do encosto, e tecnologias de ponta, incluindo o sistema de infoentretenimento InControl Touch Pro e o painel de instrumentos com ecrã virtual HD de 12,3″.

A arquitetura de alumínio leve foi o ponto de partida ideal para as equipas de design e engenharia. O veículo foi concebido de raiz como uma estrutura modular, de modo a que as rodas possam ser posicionadas exatamente onde necessário para garantir as proporções, a dinâmica e o sentido prático essenciais para um crossover de alta performance.

A distância entre eixos e as vias não são partilhadas com nenhum outro Jaguar. Com 4.731 mm de comprimento e uma distância entre eixos de 2.874 mm, o novo F-PACE apresenta o perfil alongado e a projeção dianteira curta típicos do design da Jaguar, juntamente com um interior excecionalmente espaçoso.

JAGUAR_FPACE_LE_S_Studio 01

O espaço para os joelhos na parte traseira é o melhor do segmento e o volume da bagageira surpreende com os seus 650 litros.

A estrutura da carroçaria leve e rígida possui 80% de alumínio na sua composição, sendo o único chassis monocoque do segmento com arquitetura intensiva em alumínio. A redução do peso deve-se ainda à porta da bagageira em material compósito e à utilização de magnésio em peças como a barra de reforço.

Em resultado, o modelo diesel de 180 CV com tração traseira e caixa de velocidades manual pesa apenas 1.665 kg e alcança níveis de emissões de CO2 de 129 g/km. Com o motor a gasolina V6 Supercharged de 380 CV do F-TYPE por baixo do seu capot esculpido em alumínio, o novo F-PACE acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,1 segundos, antes de atingir a velocidade máxima de 249 km/h com limitação eletrónica.

Graças à elevada resistência à torção da carroçaria, a performance da suspensão dianteira de triângulos duplos sobrepostos, inspirada no F-TYPE, e da sofisticada suspensão traseira Integral Link é ainda melhor. Juntamente com o Torque Vectoring de série e um sistema de direção assistida elétrica afinado para proporcionar a máxima sensibilidade e capacidade de resposta, o novo F-PACE define novos padrões de condução e manobrabilidade.

JAGUAR_FPACE_PORTFOLIO_Studio 01

Os amortecedores monotubo são de série, mesmo no modelo base. Contudo, para níveis acrescidos de condução e manobrabilidade, o sistema Adaptive Dynamics de controlo eletrónico monitoriza os movimentos da carroçaria 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, garantindo o amortecimento ideal em todas as condições.

Os condutores mais entusiásticos podem contar com o Configurable Dynamics: utilizado pela primeira vez no F-TYPE, permite ajustar individualmente os parâmetros do acelerador, da caixa automática, da direção e, se disponível, do sistema Adaptive Dynamics.

Recorrendo a inovadoras simulações de mecânica de fluidos computacional e aos ensinamentos retirados do XE e do novo XF, o novo F-PACE apresenta um coeficiente aerodinâmico de apenas 0,34, contribuindo para a redução do consumo de combustível e para um melhor refinamento. O veículo foi igualmente concebido para um coeficiente de sustentação excecionalmente baixo e bem distribuído por ambos os eixos, melhorando a sensibilidade da direção e a agilidade a velocidades elevadas.

 

O novo sistema de tração integral inteligente (AWD) do F-PACE é o mais sofisticado da Jaguar até hoje, contando com uma ainda maior capacidade de binário. Inclui o avançado sistema de controlo concebido pela marca e inicialmente desenvolvido para o F-TYPE AWD: Intelligent Driveline Dynamics (IDD). O IDD mantém a agilidade de condução e o carácter de manobrabilidade da tração traseira, mas é capaz transferir o binário para as rodas dianteiras de forma impercetível, de modo a explorar o acréscimo de performance da tração suplementar em todos os tipos de piso e condições atmosféricas.

O Adaptive Surface Response (ASR), desenvolvido com base na tecnologia patenteada e premiada Terrain Response da Land Rover, torna o sistema AWD ainda mais eficaz em condições extremas. Integrado no Jaguar Drive Control, o ASR identifica o tipo de piso e otimiza as configurações do grupo propulsor e do sistema Dynamic Stability Control. Utilizado pela primeira vez no novo XF, foi acrescentado ao ASR um terceiro modo desenhado para neve espessa e gravilha.

O All Surface Progress Control (ASPC) é outra tecnologia de referência desenvolvida para condições adversas. Para tirar o máximo partido da aderência disponível, o ASPC controla automaticamente o acelerador e os travões, permitindo um arranque suave do veículo: o condutor apenas tem de rodar o volante. O ASPC funciona a velocidades entre 3,6 e 30 km/h, sendo a velocidade pretendida ajustada pelo condutor através dos controlos da função de controlo da velocidade de cruzeiro. O ASPC é compatível com tração traseira e integral.

Para condutores que desejam resultados idênticos, mas preferem utilizar o pedal do acelerador, existe a função Low-Friction Launch (LFL). Esta utiliza uma configuração muito progressiva do acelerador, facilitando o controlo do veículo. O novo F-PACE é o primeiro Jaguar a disponibilizá-la.

O novo F-PACE foi concebido para satisfazer as mais rigorosas normas de segurança internacionais e garante, por isso, excelentes níveis de proteção dos ocupantes e dos peões. O nível de segurança ativa é igualmente elevado, graças a um conjunto de sistemas avançados de assistência ao condutor. A inovadora câmara estéreo, elemento central do sistema de travagem de emergência autónoma, apresenta agora uma função de deteção de peões, uma estreia na Jaguar. Além disso, a câmara estéreo permite a utilização dos sistemas de alerta de saída de faixa, assistência à manutenção da faixa, reconhecimento de sinais de trânsito, limitador de velocidade inteligente e monitorização do estado do condutor.

As informações mais importantes, tais como a velocidade do veículo e os limites de velocidade, podem ser diretamente projetadas na linha de visão do condutor através do Head-Up Display com tecnologia laser. As imagens a cores de elevado contraste podem ainda indicar as definições do sistema de controlo de velocidade de cruzeiro e instruções de navegação passo a passo. Em comparação com os sistemas convencionais, a tecnologia laser é mais pequena e leve, com imagens que permanecem visíveis mesmo sob luz solar intensa.

A tecnologia de infoentretenimento e conectividade é igualmente avançada. O sistema premium InControl Touch Pro, centrado num ecrã tátil de 10,2″, possui um poderoso processador Quad Core, disco rígido SSD e funciona com Ethernet ultrarrápida. A interface de utilizador é intuitiva e os gráficos destacam-se pela nitidez e rapidez dos tempos de resposta. O sistema de navegação poupará tempo ao condutor graças à memorização do percurso e à orientação porta a porta, podendo mesmo informar outras pessoas sobre a hora de chegada prevista. A navegação pode ser visualizada em ecrã integral – em 3D – no painel de instrumentos virtual HD de 12,3″.

O novo F-PACE traz também a estreia mundial da Activity Key da Jaguar. Trata-se de uma pulseira à prova de água e de choques com um transponder integrado. Esta tecnologia portátil, inovadora no segmento, é compatível com estilos de vida ativos, visto permitir que a chave eletrónica seja guardada com segurança no interior do veículo – uma ajuda valiosa, por exemplo, se for fazer surf ou caiaque.

Ao trancar o novo F-PACE com a Activity Key, as chaves eletrónicas deixadas no veículo serão desativadas. A Activity Key funciona com as mesmas frequências de rádio que as outras chaves e é utilizada para trancar e destrancar o veículo, bastando para isso aproximá-la da letra J da inscrição «Jaguar» na porta da bagageira. A Activity Key não possui bateria, o que elimina a necessidade de a substituir.






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas