Notícias

08/09/2014

Jaguar apresenta XE, a rival do Classe C, Série 3 e Audi A3

Subscreva a nossa newsletter


  • Jaguar apresenta pela primeira vez o novo Jaguar XE S, um modelo centrado na performance.
  • O novo Jaguar XE S completa a gama XE e irá incorporar o motor excecional 3.0 V6 Supercharged com 340 CV: 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.
  • O novo Jaguar XE disponibiliza também a gama de motores Ingenium 2.0 diesel de alta eficiência: consumo e emissões desde 3,8 litros/100 km e 99 g/km.
  • Performance notável, condução precisa e confortável.
  • Design dinâmico e tração traseira clássica.
  • A berlina Jaguar mais leve e rígida de sempre.
  • O Jaguar mais aerodinâmico da história: Cx de 0,26.
  • Novo sistema intuitivo de informação e entretenimento InControl.
  • Tecnologia de segurança ativa inteligente para auxiliar o condutor.
  • Custos de utilização reduzidos: consumo de combustível, emissões, custos de seguro, intervalos de manutenção e valores residuais extremamente competitivos.
  • A gama Jaguar XE estará disponível con un PVP a partir de 43.005 €.
  • En Outubro de 2014, coincidindo com o Salão Automóvel de Paris, serão revelados todos os detalhes da gama.

 

Concebido para proporcionar uma condução excecional, o Jaguar XE de tracção traseira redefine o conceito da berlina desportiva graças à sua construção leve avançada, linhas aerodinâmicas, interior luxuoso e níveis excecionais de requinte e comportamento. O XE será comercializado em 2015, com a versão S de alta performance como topo de gama.

O XE S proporciona ao condutor a capacidade de resposta e o requinte do motor 3.0 V6 Supercharged. Este motor desenvolve 340 CV e 450 Nm de binário e transmite a sua potência às rodas através de uma caixa automática de oito velocidades equipada com patilhas no volante para proporcionar ao condutor acesso imediato às suas prestações impressionantes. Com uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos, o XE S atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h.

O novo Jaguar XE, com a sua estrutura de elevado conteúdo de alumínio, é o primeiro modelo desenvolvido pela Jaguar Land Rover com a nova arquitetura modular que irá definir as normas da dinâmica de condução nas berlinas do segmento médio. A distância entre eixos longa e posição de condução mais baixa constituem a combinação ideal para as proporções perfeitas e um perfil aerodinâmico próprio de um coupé desportivo.

O Jaguar XE S integra entradas de ar de grandes dimensões, grelhas laterais com acabamento cromado, um spoiler traseiro discreto e jantes em liga leve forjadas opcionais de 20”. Todas características que revelam as capacidades de performance do motor a gasolina 3.0 V6 Supercharged da Jaguar.

O habitáculo disponibiliza níveis excecionais de conforto e espaço. O requinte dos seus materiais e acabamentos são combinados com a tradicional qualidade de acabamentos artesanais da Jaguar para proporcionar um interior inigualável no seu segmento.

Em conjunto com a versão S, o Jaguar XE será também lançado com motores eficientes 2.0 turbo de quatro cilindros diesel e a gasolina que complementam a suavidade da caixa manual de seis velocidades e automática de oito. Os motores diesel integram a nova família de motores Ingenium da Jaguar e proporcionam consumos e emissões de CO2 exemplares desde 3,8 litros/100 km e 99 g/km.

O XE é também a berlina Jaguar mais leve, robusta e aerodinâmica de sempre. Em complemento, é o primeiro Jaguar equipado com direção assistida elétrica, que foi calibrada para proporcionar uma resposta e sensibilidade excecionais com um consumo de energia inferior ao dos sistemas hidráulicos. O custo de manutenção do XE é inferior ao de qualquer outro Jaguar, sendo também o mais sustentável em termos ambientais.

A estrutura com conteúdo elevado de alumínio do Jaguar XE é produzida nas novas instalações da fábrica Jaguar Land Rover em Solihull, especialmente construídas para o efeito. Integra um investimento superior a 1.800 milhões de euros que permitirá criar 1.700 postos de trabalho nestas instalações inovadoras e versáteis no Reino Unido.

O Jaguar XE representa o nível de acesso à gama de berlinas Jaguar, que é completada pelo XF e o XJ. Em outubro, coincidindo com o Salão Automóvel de Paris, serão divulgados todos os detalhes da gama XE.

 

Design atraente: forma e função sem compromissos

O Jaguar XE foi desenvolvido em paralelo com a nova estrutura modular. Esta arquitetura abre um sem-fim de possibilidades de design que anteriormente não existiam, devido aos aspetos chave terem sido determinados pelas equipas de design e engenharia trabalhando lado a lado desde o princípio, sob a filosofia de “o que conseguimos imaginar, podemos criar”.

Desta forma, é possível criar proporções perfeitas: projeção dianteira curta, perfil elegante e um habitáculo dinâmico deslocado para a traseira. A sua arquitetura permite ao XE disponibilizar uma posição de condução desportiva mais baixa e um perfil elegante de coupé em simultâneo.

O capot esculpido confere-lhe uma aparência tensa e musculada. A linha de cintura ascendente contribui para a sensação de movimento, enquanto que a forma dos painéis laterais traseiros é inspirada no F-TYPE Coupé. As características luzes diurnas em J são outro elemento do design Jaguar, instantaneamente reconhecíveis. Os farolins traseiros herdam um detalhe de design de grande impacto: a linha horizontal que interseta a ótica circular herdada do icónico E-Type.

A Jaguar tem uma longa história de produção de veículos excecionais com uma aerodinâmica eficiente. O novo XE segue a tradição de forma e função sem compromissos: a sua forma aerodinâmica tem o coeficiente de resistência aerodinâmica mais baixo de sempre num Jaguar, com um Cx de apenas 0,26. Este feito notável é fruto de 1.200 simulações de dinâmica computacional de fluidos e mais de oito milhões de horas de processador.

O nosso objetivo era criar um design atraente e dinâmico que refletisse claramente a posição do XE como veículo ideal para os amantes da condução. As proporções deslocadas para a traseira numa plataforma compacta proporcionam ao XE uma sensação de movimento, mesmo quando está parado. Apresenta uma forte semelhança com a família F-TYPE e, sem dúvida, irá sobressair entre os outros veículos”, assegura Ian Callum, Director of Design da Jaguar.

As expectativas criadas pelo exterior do XE são complementadas pelo seu interior. O habitáculo espaçoso envolve os bancos dianteiros com uma consola central elevada que transmite aos ocupantes a sensação do cockpit de um avião. Os manómetros, semelhantes aos do F-TYPE, e o movimento dos ponteiros no arranque, realçam as características de berlina desportiva do XE.

Todos os ocupantes dispõem de espaço amplo para a cabeça e pernas, permitindo ao XE demonstrar que design aerodinâmico e elegante não tem que resultar em menor espaço interior. O habitáculo transmite qualidade, com tecidos técnicos, couros requintados e detalhes como a costura dupla contrastante. As opções de preto brilhante, alumínio texturado e acabamentos modernos em madeira realçam a sensação de luxo e produção artesanal. Em complemento, permite também selecionar a iluminação ambiente ideal para cada ocasião entre uma gama de 10 cores.

 

Monobloco com conteúdo elevado de alumínio: leve, robusto e seguro

A Jaguar tem mais experiência na construção com alumínio do que qualquer outro fabricante. Os conhecimentos e experiência incomparáveis na produção com este material leve culminaram na estrutura revolucionária da carroçaria do novo XE. Trata-se do primeiro modelo concebido com base na nova arquitetura modular da Jaguar e é o único veículo do seu segmento com monobloco com conteúdo elevado de alumínio.

A maior parte do alumínio é liga leve de alta resistência da série 6000. Os painéis laterais da carroçaria representam um bom exemplo: este elemento estampado com formas complexas é produzido com apenas um único componente e a espessura da chapa, anteriormente de 1,5 mm, foi reduzida para apenas 1,1 mm sem quaisquer perdas de rigidez.

O novo Jaguar XE foi concebido para cumprir a normas internacionais mais exigentes de testes de embate com o objetivo de conseguir a classificação máxima no Euro e US NCAP. O seu capot com airbag para peões assegura níveis de proteção elevados em caso de um eventual atropelamento.

A sustentabilidade representa uma parte importante da história da utilização do alumínio na Jaguar. A reciclagem deste material tão valioso permite uma redução das emissões totais de CO2 e o XE é o primeiro veículo do mundo a utilizar alumínio RC 5754, uma liga que se é obtida principalmente a partir de material reciclado. Os próximos modelos irão também utilizar a RC 5754 e esta evolução irá auxiliar a Jaguar a atingir o seu objetivo de utilizar 75% de material reciclado em 2020.

 

Chassis: ágil, recetivo, confortável

O novo Jaguar XE integra o chassis mais sofisticado dos veículos do seu segmento e irá tornar-se numa referência em termos de requinte e comportamento: será, sem sombra de dúvida, a escolha dos verdadeiros entusiastas da condução. Enquanto que a maiorias dos seus concorrentes utiliza suspensão dianteira MacPherson, os responsáveis pelo comportamento dinâmico da Jaguar insistiram na superioridade da configuração de triângulos duplos. As mangas de eixo dianteiras em alumínio são tão leves quanto robustas e foram forjadas utilizando um processo de produção patenteado.

A suspensão traseira convencional multi-braço revelou-se insuficiente para os objetivos da Jaguar. A solução era recorrer a um design Integral Link, um sistema normalmente instalado em veículos de segmentos superiores, que disponibiliza os valores ideais de rigidez lateral e longitudinal necessários para o comportamento preciso e suave do XE. A utilização massiva de alumínio permitiu minimizar o peso.

A direção assistida elétrica (EPAS) disponibiliza um potencial incrível de calibração e uma eficiência energética muito superior aos sistemas hidráulicos tradicionais. Os engenheiros da Jaguar não consideravam a tecnologia suficientemente avançada… até agora.

O desenvolvimento de protótipos utilizando veículos maiores convenceu a equipa de dinâmica que a melhor tecnologia de direção elétrica podia agora disponibilizar as vantagens de redução do consumo de combustível sem perda de sensibilidade ao volante. O XE é o primeiro Jaguar a utilizar o sistema EPAS. Além de reduzir as emissões de CO2 em até três porcento, o sistema disponibiliza o desempenho exigido pelos engenheiros da Jaguar.

 

Segurança ativa: tecnologia inteligente para auxiliar o condutor

A estrutura da carroçaria do novo XE é leve e robusta, concebida para cumprir as normas e os níveis de testes de embate mais exigentes a nível mundial. Em complemento aos níveis excecionais de protecção, disponibiliza um conjunto de sistemas avançados de auxílio à condução que foram concebidos para apoiar o condutor e tornar a sua viagem mais segura, descontraída e divertida.

O Jaguar XE é o primeiro veículo do mundo equipado com All Surface Progress Control (ASPC). Este sistema integralmente novo foi desenvolvido com base nas décadas de experiência da Jaguar Land Rover em sistemas de tração fora de estrada e funciona como um controlo de velocidade de cruzeiro a baixa velocidade. A função ASPC encontra-se disponível entre os 3,6 km/h e os 30 km/h: ao controlar com precisão o sistema de travagem, o motor e a transmissão, proporciona a tração ideal nas condições de aderência mais reduzida, sem patinar e sem que o condutor tenha que utilizar os pedais.

A tecnologia HUD a laser projeta imagens a cores de elevado contraste no pára-brisas que informam o condutor sobre a velocidade ou apresentam instruções de navegação com a máxima nitidez e o mínimo de distrações. Além de disponibilizar imagens de qualidade excecional, o HUD a laser é mais compacto e pesa quase um terço menos que os sistemas atuais.

A Jaguar é um dos primeiros fabricantes do seu segmento a utilizar tecnologia de câmaras estereoscópicas. Este sensor vanguardista é “os olhos” do Sistema de Segurança a Baixa Velocidade e Travão de Emergência do XE, permitindo medições muito precisas da velocidade e distância a objetos à sua frente, permitindo travar a fundo para evitar ou atenuar uma colisão.

A câmara estereoscópica identifica os sinais de trânsito e integra a função de aviso de mudança de faixa. O XE disponibiliza também sistemas como o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo com Sistema de Segurança a Baixa Velocidade e Travão de Emergência, Monitor de Ângulo Morto, Sensor de Aproximação de Veículos e Detector de Veículos em Marcha Atrás, Parallel Park e Estacionamento Perpendicular Park Asist-Paralell Parking.

2016045182216362241 12132672941925704963 9861402481827135259 10979011121823268897

Maior conectividade: sistema inovador de informação e entretenimento

O novo sistema de informação e entretenimento InControl do XE disponibiliza a tecnologia mais recente para ligar o veículo ao condutor e, simultaneamente, ao mundo exterior. O elemento central deste sistema é composto por um ecrã táctil de oito polegadas com uma interface gráfica nítida muito intuitiva e tempos de resposta reduzidos.

O controlo por voz usa uma linguagem simples para permitir acesso a todos os níveis do sistema sem necessidade de navegar através de menus. Desta forma, o condutor pode manter sempre a sua atenção na estrada. InControl disponibiliza também o sistema de navegação com cartão SD que permite a atualização dos mapas. O sistema é também compatível com Bluetooth, streaming de áudio e ligação USB.

Os smartphones estão a alterar a forma de interagir com o mundo que nos rodeia e o novo XE assegura que o condutor está sempre ligado. As funções do veículo, como o seu ponto de acesso WiFi, tornam possível a ligação de vários dispositivos à Internet, dado que a antena do veículo disponibiliza o melhor sinal disponível.

A funcionalidade InControl Remote da Jaguar permite aos utilizadores de smartphones com iOS ou Android ligarem-se ao veículo a partir de qualquer local e controlar diversas funções do mesmo. Nestas funções incluem-se trancar e destrancar as portas, ligar o motor ou a configuração prévia do sistema de climatização do XE, com a opção de fixar uma hora diferente para cada um dos sete dias da semana. InControl Apps da Jaguar permite aos utilizadores aceder comodamente às apps do seu smartphone através do ecrã táctil do veículo.

Para os condutores que desejem uma condução descontraída com música, o XE inclui pela primeira vez no segmento a tecnologia de áudio Meridian. Estes sistemas fantásticos foram desenvolvidos especialmente para o novo XE e são o resultado mais recente da longa parceria entre a Jaguar e os especialistas britânicos de áudio de Meridian. Os seus algoritmos exclusivos asseguram a melhor reprodução de som e uma experiência acústica interior personalizada.

 

Motor: suave, requintado e eficiente

O novo XE está disponível com motores em alumínio diesel ou a gasolina, com quatro e seis cilindros, que proporcionam uma combinação extraordinária de performance, requinte e eficiência com uma gama de performance extremamente abrangente.

Os clientes que desejem a máxima performance e uma sonoridade estimulante a partir do ralenti irão apreciar o XE S, que partilha o motor com o aclamado F-TYPE: um 3.0 V6 Supercharged.

A injeção directa de pulverização direcionada e distribuição variável otimizam a sua potência e binário em todos os regimes de funcionamento. O ângulo de 90º entre cilindros disponibiliza espaço para o compressor Roots Twin Vortex, enquanto que a suavidade é assegurada por um veio de equilíbrio.

O motor V6 desenvolve 340 CV e 450 Nm de binário, que proporcionam ao XE S uma aceleração e performance excecionais: 0 a 100 km/h em 5,2 segundos e uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 250 km/h.

A Jaguar apresenta o XE com uma nova família de motores Ingenium de nível mundial. Este design modular avançado foi concebido de raiz nas nossas instalações e é produzido no novo Engine Manufacturing Centre da Jaguar Land Rover no Reino Unido, que representa um investimento superior a 630 milhões de euros.

Os motores Ingenium percorreram mais de três milhões de quilómetros reais na fase de testes e transformaram-se na base da estratégia de futuro da Jaguar, direcionada para a redução de emissões de CO2. Este motor foi especialmente concebido para ser uma referência em termos de consumo, requinte e performance. Em complemento, cumpre as mais exigentes normas de emissões de gases a nível internacional.

Os primeiros motores Ingenium a ver a luz do dia serão os 2.0 diesel de quatro cilindros. A sua combustão eficiente, a distribuição variável e o sofisticado tratamento posterior dos gases de escape asseguram o cumprimento da norma Euro 6 e conseguem reduzir as emissões de CO2 do XE até aos 99 g/km na versão de 163 CV e 380 Nm. Serão também disponibilizadas versões mais potentes que irão combinar esta eficiência excelente com uma capacidade de resposta superior.

 

Os motores 2.0 turbo a gasolina de injeção são potentes e requintados, proporcionando uma aceleração notável no arranque e uma resposta excelente a regimes intermédios. Este será disponibilizado com dois níveis de potência no XE e ambos serão disponibilizados com uma versão mais leve da caixa automática ZF 8HP utilizada nos restantes modelos da gama Jaguar. Esta caixa de oito velocidades é controlada através do seletor de velocidades rotativo exclusivo da Jaguar.

Os motores diesel Ingenium serão também disponibilizados com uma caixa manual de seis velocidades extremamente eficiente que reduz as perdas parasitas devido ao óleo de baixa viscosidade e à lubrificação através de cárter semi-seco. Todas as caixas de velocidades do XE disponibilizam um funcionamento incrivelmente suave e silencioso.

 

Um business case interessante: sustentabilidade e preço

O novo XE não é apenas o modelo mais eficiente da Jaguar, é também é um dos mais eficientes do seu segmento em termos de custos. Em virtude das emissões reduzidas de CO2, de 99 g/km, o XE beneficia de uma redução de impostos em muitos países, chegando a estar isento noutros.

A Jaguar Land Rover está a cumprir o objetivos de redução média de 25% das emissões de CO2 da sua gama, e o XE é um modelo vital para esta estratégia. Mas isso não é tudo: o nosso compromisso com a sustentabilidade vai um passo mais à frente.

A produção da estrutura leve da carroçaria do XE, com rebites e adesivos, consome menos energia que a soldadura por pontos. Por outro lado, a utilização de alumínio reciclado, em especial o novo tipo RC 5754, reduz a necessidade de alumínio primário, resulta numa poupança de energia adicional. O XE diminui adicionalmente o impacto no meio ambiental graças aos 46 kg de plástico reciclado e materiais renováveis incorporados.

Os motores diesel Ingenium do XE permitem níveis de consumo e emissões extraordinários, com intervalos de manutenção notáveis de 34.000 km ou dois anos. Desde o início, os componentes essenciais foram concebidos para proporcionar acesso fácil aos mesmos e poder assim reduzir ao mínimo a manutenção programada e os custos de reparação. O que contribui para os custos de seguro muito competitivos para o XE.

Em outubro, coincidindo com o Salão Automóvel de Paris, serão divulgados todos os detalhes da gama XE. O novo Jaguar XE estarão disponível para encomenda a partir do próximo mês de Outobro con un PVP a partir de 43.005 € , e chegarão aos mercados no mês de Junho de 2015. En Outubro de 2014, coincidindo com o Salão Automóvel de Paris, serão revelados todos os detalhes da gama.

JAGUAR XE: ESPECICAÇÕES TÉCNICAS

 

MOTOR & TRANSMISSÃO
Cilindrada (cc) 2.995 cc
Cilindros 6
Válvulas por cilindro 4
Diâmetro/curso (mm) 84.5/ 89.0 mm
Bloco Alumínio
Cabeça Alumínio
Alimentação Direta, 150 bar, Twin-Vortex
Transmissão ZF 8HP45 8 velocidades automática
PERFORMANCE
0-100km/h 5,1 s.
Velocidade máxima 250 km/h eletronicamente limitada
Potência 340 CV @ 6.500rpm
Binário 450 Nm @ 4.500rpm
Consumo combinado 8,3 l/100 km
Emissões 194 g/km
DIMENSÕES
Comprimento 4.672 mm
Largura 1.850 mm
Altura 1.416 mm
Distância entre eixos 2.835 mm
Tara Desde 1.474 kg

9861402481827135259 JAGUAR_XE_S_04






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas