Ensaios

07/09/2017

JAGUAR E-TYPE CONCEPT ZERO

Subscreva a nossa newsletter


A Jaguar Land Rover Classic apresenta um Jaguar E-Type elétrico no Jaguar Land Rover Tech Fest, que tem lugar em Londres e com portas abertas ao público na manhã de 8 de setembro. O veículo, apelidado de Concept Zero, foi restaurado e modificado no centro Jaguar Land Rover Classic Works de Coventry, perto do local onde foi criado o E-Type.

 

Tim Hannig, Director da Jaguar Land Rover Classic, refere: “O Concept Zero mistura a famosa experiência dinâmica do E-Type com o rendimento aperfeiçoado pela eletrificação. Esta combinação única provoca uma experiência de condução impressionante.

O objetivo do Concept Zero é provar que no futuro vai ser possível continuar a conduzir veículos clássicos. Estamos ansiosos por ver a reação dos nossos clientes enquanto continuamos a estudar a forma mais adequada de colocar este protótipo no mercado.”

O Jaguar E-Type Concept Zero, que tem um aspeto idêntico ao original, não só oferece a mesma capacidade de manobra de um E-Type, como também apresenta um rendimento excepcional. É mais rápido que o modelo original, uma vez que vai dos 0 aos 100 km/h em apenas 5,5 segundos, quase um segundo menos que o E-Type Serie 1.

Tim Hannig acrescenta: “Limitámos a potência do veículo para ser possível mudar facilmente o novo motor elétrico do E-Type Concept Zero com a configuração dinâmica que caracteriza o E-Type original. Acreditamos que esta é a solução para uma experiência de condução sem igual.”

O Concept Zero a ser exposto no Tech Fest é um Roadster Serie 1.5 restaurado. As caraterísticas técnicas do veículo são exatamente iguais às do modelo original, com exceção do novíssimo motor do século XXI e das alterações efetuadas no painel de comandos e no tablier, se bem que o design dos mesmos tem como base o E-Type original. Além disso, foram utilizados faróis LED para conseguir uma eficiência energética. Neste caso, estes também acompanham o estilo do E-Type Serie 1 original.

Motor elétrico à medida

O motor elétrico oferece 220 kW e foi concebido especialmente para o E-Type Concept Zero. A sua bateria de iões de lítio tem as mesmas dimensões e um peso semelhante ao motor XK de seis cilindros utilizado no E-Type original. Os técnicos responsáveis pelo projeto de criação do motor elétrico certificaram-se de que este encaixava exatamente no mesmo lugar onde se encontrava o motor XK. O motor elétrico (e a engrenagem redutora) encontra-se atrás da bateria, no mesmo local da caixa de velocidades do E-Type. A nova árvore de transmissão envia energia a um diferencial de transmissão e à transmissão final. Este modelo pesa menos 46 kg do que o E-Type original.

A marca optou por utilizar um motor elétrico com peso e dimensões semelhantes ao motor a gasolina precedente e transmissões idênticas às anteriores. A estrutura do veículo não foi alterada, mantendo os mesmos travões e suspensão, o que simplifica a modificação e a homologação. A experiência de condução, a capacidade de manobra e a travagem são idênticas ao E-Type original. A distribuição do peso dianteiro e traseiro também é idêntica.

Tim Hannig refere ainda: “Integrámos o novo motor elétrico na estrutura já existente do E-Type, de modo a permitir a colocação de um motor tradicional. Achámos que era algo essencial, uma vez que faz com que um Jaguar de uma determinada época conserve o seu ADN para sempre.”

Fabricado entre 1949 e 1992, o motor XK de seis cilindros esteve presente em quase todos os modelos emblemáticos desse período, como o E-Type, o XK120, o Mk2 e o XJ6. O novo motor elétrico poderia ser utilizado em qualquer um destes modelos.

A bateria é uma basteria de 40 Kwh, que pode ser carregada de 6 a 7 horas e tem uma autonomia real de 270 km.






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas