Notícias

16/04/2014

JAGUAR LAND ROVER ANTECIPA TECNOLOGIAS INOVADORAS DE INVESTIGAÇÃO

Subscreva a nossa newsletter


Na véspera do Salão Internacional Automóvel de Nova Iorque, a Jaguar Land Rover revelou algumas das novidades avançadas em desenvolvimento para proporcionar uma condução inteligente em estrada e fora de estrada para os clientes do amanhã.

Estas tecnologias incluem a condução fora de estrada à distância, a monitorização do terreno por laser infra-vermelho, a ativação do controlo por gestos e voz, vidros inteligentes que revolucionam a conectividade interior e a condução semi-autónoma, tanto em estrada como fora de estrada.

150414 JLR Tecnología Salón del Automóvil de Nueva York 01

O sistema Terrain Response da nova geração prevê as condições fora de estrada e a profundidade da água

Para a marca Land Rover, é uma prioridade desafiar os limites da sua reconhecida abrangência de capacidades.

A próxima geração do  sistema multi-modo de deteção de terreno da Land Rover, Terrain Response, poderá ser maximizada com a função de monitorização do terreno, que utiliza lasers infra-vermelhos integrados nos faróis de nevoeiro dianteiros do Discovery Vision Concept para monitorizar o piso à frente do veículo

 

Estes sensores analisam o tipo de terreno à sua frente para avaliar e determinar a reacção do veículo. De seguida, o veículo ativa automaticamente o sistema de tração apropriado para melhor lidar com o terreno. Pode ser visualizado um mapa de contornos do terreno no ecrã de alta definição integrado na consola, que disponibiliza uma referência visual ao condutor.

 

O sistema de passagem a vau baseia-se na tecnologia atual Wade Sensing da Land Rover e vai um passo mais à frente, determinando a profundidade da água antes do veículo iniciar a travessia. Um novo sistema de deteção utiliza lasers para calcular a profundidade da água e informar o condutor sobre a possibilidade de realização da manobra, mesmo antes de molhar os pneus.

150414 JLR Tecnología Salón del Automóvil de Nueva York 03

Condução fora de estrada por controlo remoto

A Jaguar Land Rover está a trabalhar arduamente no desenvolvimento de veículos autónomos que permitam a sua condução automática se o condutor assim o desejar.

 

Estes sistemas de auxílio à condução incluem o Controlo de Velocidade Fora de Estrada, que permite a condução semi-autónoma fora de estrada a velocidade reduzida. Trata-se de um controlo de velocidade de cruzeiro fora de estrada de baixa velocidade que direciona o binário para permitir a condução a uma velocidade estável selecionada pelo condutor. Este sistema pode ser utilizado com o condutor dentro do veículo ou, em condições extremas fora de estrada, o condutor pode considerar que é mais seguro e simples deslocar o veículo muito lentamente sobre os obstáculos a partir do exterior através do sistema por controlo remoto. Este permite ao condutor observar o veículo, controlando-o do exterior a uma velocidade muito reduzida através de um tablet, smartphone ou do controlo que se pode ser retirado do próprio veículo. O controlo remoto pode também ser utilizado para estacionar o veículo ou para engatar o reboque.

A principal razão para o desenvolvimento de veículos mais inteligentes é a redução dos erros de condução, dado que a maioria dos acidentes são causados por erro humano.

150414 JLR Tecnología Salón del Automóvil de Nueva York 02

A Human Machine Interface (HMI) inclui vidros inteligentes

Todos os vidros do Discovery Vision Concept da Land Rover (as janelas, o tejadilho panorâmico e, em combinação com a tecnologia Head-Up Display ou HUD, o pára-brisas) são vidros inteligentes.

 

O Dr. Epple acredita que isto proporciona numerosas vantagens, incluindo o acesso a informação dentro do veículo e a melhoria da visibilidade. As câmaras incorporadas no veículo podem projetar imagens de vídeo nos vidros inteligentes ou no HUD, que pode facilitar a realização de manobras difíceis, como marcha atrás em curva. Os vidros “inteligentes” podem também incorporar interruptores que apenas se tornam visíveis ao aproximar um dedo.

150414 JLR Tecnología Salón del Automóvil de Nueva York 05

A HMI do Discovery Vision Concept inclui controlo por gestos e voz

 

As portas e a tampa da bagageira do Discovery Vision Concept são acionadas através de controlo por gestos, da mesma forma que várias outras funções. O controlo por gestos será uma realidade nos veículos Jaguar Land Rover num futuro próximo. Os controlos reconhecem movimentos específicos da mão ou dos dedos, eliminando a possibilidade de ativar funções involuntariamente.

 

O conceito de imagem virtual através do “capot invisível” melhora a visibilidade e o posicionamento do veículo

 

As numerosas tecnologias de auxílio à condução incorporadas no Discovery Vision Concept foram criadas para proporcionar uma condução mais fácil, divertida e segura. Uma das tecnologias mais interessantes é o “capot invisível”, um conceito de imagem virtual que melhora a visibilidade do condutor na dianteira do veículo.

 

As câmaras incorporadas sob a grelha dianteira do veículo enviam imagens de vídeo do terreno, que são projetadas na HUD do pára-brisas, através do qual o condutor pode ver o terreno (normalmente bloqueado pelo capot e motor) e a posição das rodas dianteiras.

 

A ideia pode também revelar-se útil na condução em estrada. Num Jaguar, esta nova geração de HUD poderia melhorar a performance da condução através da projeção de informação sobre a estrada ou da trajetória ideal do veículo, ideal para a condução em pista. Auxilia também o condutor a ver “nas curvas”, dado que a câmara pode disponibilizar informação antecipada ao condutor.

 

Orientação por laser permite a comunicação com outros condutores
À medida que avançamos para níveis superiores de autonomia, a Jaguar Land Rover tem consciência da importância de encontrar novas formas de comunicar visualmente com os outros utilizadores da estrada.

 

O Discovery Vision Concept inclui a projeção laser que utiliza luz laser associada com cores específicas no espectro visível para projetar imagens na estrada que são visíveis tanto para o condutor como para os outros utilizadores da estrada. Esta funcionalidade disponibiliza numerosas aplicações, tais como a projeção de triângulos de aviso atrás do veículo para avisar os outros condutores em caso de paragem ou em condições de nevoeiro. O sistema pode também projetar imagens sobre a estrada e paredes para auxiliar a condução e o estacionamento em espaços reduzidos ou para auxiliar o condutor a avaliar a distância entre obstáculos na condução fora de estrada.

Revestimento em couro impermeável e piso prático em madeira

 

O primeiro Range Rover e os primeiros Land Rover ficaram conhecidos pelos seus interiores funcionais, que podiam ser lavados à mangueira. Apesar destes interiores não serem apropriados para um veículo premium, eram, sem dúvida, muito práticos, especialmente após uma dura sessão de condução fora de estrada em lama.

 

O Discovery Vision Concept incorpora um interior da mais elevada qualidade e incrivelmente prático. Gerry McGovern, Chief Creative Officer, e a sua equipa selecionaram couro Foglizzo, desenvolvido especialmente para o revestimento. Tem, não apenas uma aparência e tacto luxuosos, como repele também a água e sujidade. McGovern descreve o piso fora do comum com revestimento em madeira como “surpreendentemente prático e mais fácil de limpar que uma alcatifa convencional”.

 

Incorpora também uma configuração de bancos inovadora com a possibilidade de “rebater e deslizar”, que permite uma configuração tipo limusina com quatro lugares ou uma configuração com cinco, seis ou sete lugares.

 






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas