Notícias

06/09/2017

Kia celebra 10 anos do ‘Tiger Nose’

Subscreva a nossa newsletter


A assinatura de design que mudou de forma decisiva os modelos Kia está a celebrar o seu décimo aniversário: foi no Salão de Frankfurt de 2007 que surgiu pela primeira vez a grelha “Tiger Nose” (“Nariz de Tigre”), assinada por Peter Schreyer.

 

Há 10 anos, no IAA 2007, a Kia apresentava o Kee, um concept-car com linhas de coupé desportivo. Mas esta era apenas uma parte da história. O que mais se esperava por aquela altura era perceber como o novo chefe de design, Peter Schreyer, ia mostrar a sua visão do novo design da Kia: o “Tiger Nose” era o primeiro sinal daquela que acabaria por se revelar uma das maiores mudanças da indústria automóvel recente.

 

A icónica grelha dianteira confere aos modelos da Kia uma expressão distinta e um porte confiante. À luz do crescimento da marca, esta confiança é justificada. Com números de vendas que triplicaram desde 2006 e com 30 vitórias nos prémios de design Red Dot e iF Awards desde 2009, o “Tiger Nose” tem sido a face da estratégia de evolução liderada pelo design que a marca adoptou na última década.

 

Em 2007, a Kia detinha já um elevado padrão de qualidade e valor nos seus carros, como ficava claro pelos 7 anos de garantia no modelo cee’d, que a marca lançou nesse ano. O que este construtor precisava agora era de uma filosofia de design clara e de uma assinatura de marca que fizesse com que os clientes reconhecem de forma imediata todo e qualquer modelo Kia.

 

Foi dada total liberdade a Peter Schreyer para desenvolver esta filosofia de design: “Receber assim carta branca para criar toda a linguagem de design de uma marca automóvel é muito raro e uma honra notável. Um dia, o Kee será olhado como o ponto de partida para a visão liderada pelo design que a Kia adoptou num determinado momento da sua história”.

Schreyer resumiu a sua estratégia de design como “a simplicidade da linha reta”, afirmando, a propósito do “Tiger Nose”: “O rosto da Kia lembra um tigre – poderoso, peculiar e, ao mesmo tempo, familiar. No entanto, este design não começou com a ideia de um nariz de tigre, antes é o produto de muitas horas passadas em busca de um ADN único para a Kia”.

 

Para além de ser o Chief Design Officer da Kia, Peter Schreyer é também um dos três presidentes da companhia, bem como Director de Design do Grupo Hyundai-Kia. Lidera a equipa de design da marca Kia, que envolve cerca de 300 pessoas, repartidas por três Centros de Design Kia em Namyang (Coreia), Irvine (Califórnia) e em Frankfurt.

 

Dez anos após a estreia mundial do “Tiger Nose”, a Kia vai apresentar o seu mais recente “Nariz de Tigre” na edição deste ano do mesmo Salão de Frankfurt. Será nesta mostra, uma das mais importantes da indústria mundial, que a marca vai revelar o modelo Stonic ao público pela primeira vez, traduzindo a aposta nos crossover de segmento B, a classe de mercado que mais cresce no mercado europeu. Este ano fica também marcado pelo lançamento do “Tiger Nose” mais “selvagem” de sempre: o Stinger, o Kia mais rápido da história. Ambos os modelos estão prestes a chegar ao mercado português.

 

Em Portugal, a KIA tem alavancado o Tiger Nose com duas iniciativas originais. A mais visível foi a produção de uma “Mascote Tigre” que anima as ativações da marca, sobretudo aquelas em que um dos target presentes são crianças.

 

A outra, menos visível, mas relevante do ponto de vista da responsabilidade social da marca, envolve o apadrinhamento do Tigre Siberiano no Jardim Zoológico de Lisboa, iniciativa lançada em 2016 e com a qual a Kia pretende dar o seu contributo para a conservação da biodiversidade e preservação de espécies ameaçadas.






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas