Ensaios

01/09/2014

Leon ST: mercado tem nova sedutora

Subscreva a nossa newsletter


A Seat foi fundada à 50 anos em Barcelona e significa Sociedade Española de Automobiles de Turismo, no inicio montava modelos FIAT com algumas alterações, só nos Anos 80 decidiu fabricar um modelo próprio com base Fiat Uno, o Ibiza. No meio do desenvolvimento o grupo VW comprou a marca, mas só na década de 90 começou a fabricar modelos com base VW. Um deles foi estreia no segmento para a marca espanhola, o Leon. Para rentabilizar o investimento feito com base no primeiro Audi A3. A casa mãe decidiu utilizar a nova plataforma num novo modelo também para a Seat (como aconteceu com o Golf IV, o melhor Golf, na nossa opinião). E assim nascia a primeira geração Leon.

A estratégia para a marca passava por torná-la mais desportiva, copiando dissimuladamente  a Alfa Romeo (Valter da Silva que desenho o icónico Alfa 159, desenhou posteriormente muitos modelos Seat, como o Córdoba onde e notavam aqui e além influencias do citado 159). A VW nunca escondeu vontade de comprar a Alfa Romeo à FIAT pois à SEAT faltava o pedigree da casa italiana. Embora o Leon nunca tenha sofrido dessa febre de colagem à Alfa Romeo. E isso fica mais notório na segunda geração, onde a Seat lança um dos mais belos carros do segmento.

Apesar das qualidades por todos reconhecidas, o Leon nunca teve o sucesso por todos antecipado, muito por culpa da casa mãe que nunca se decidiu o que fazer à SEAT, ameaçando muitas vezes com a venda ou simples fecho da marca. O certo é que se decidiu por conquistar o primeiro lugar de vendas a nível mundial e a Seat passou a fazer parte da estratégia, tinha potencial para conquistar o mercado da America Latina. E assim nasce a terceira geração do Leon, uma vez mais baseado na plataforma do Golf e A3, desta feita a nova MQB. Perde o cunho desportivo, mas ganha em elegância, voltando a ser um dos belos automóveis da categoria.

Esperamos que a VW se decida de uma vez por todas o que fazer com a SEAT. A versão que testámos foi a Leon ST, uma novidade, pois o Leon nunca contou com uma carrinha e prolonga a sua elegância, um bom trabalho do departamento de design que já recebeu diversos prémios internacionais. Sabendo de ante-mão que os concorrentes têm 60% das vendas baseados nesta versão a SEAT fez um excelente trabalho com os 580 litros de bagageira, não sendo o melhor do mercado, é mais do que suficiente.

Começámos o teste a esta carrinha depois de termos testado o Renault Captur, de segmento inferior e que utiliza piores acabamentos. Foi um choque passarmos para a Leon, não tão refinada como o A3, mas muito perto do Golf (a variant correspondente custa mais 1500 euros: 27500€ contra 26000€). O motor utilizado foi o 1.6 TDI com 105 cv, não sendo o melhor do segmento, a cada evolução está cada vez melhor. Esperemos que a versão com 110 CV o aproxime definitivamente do topo do segmento. Portanto, neste segmento e se procura carrinha vá ver duas: a Peugeot 308 SW e a Seat Leon ST. Uma carro do ano na Europa (308) e outra carro do ano em Portugal (Leon). O resto, acredite, é paisagem. SEAT-Leon-ST-Estate-4920_16 Seat-Leon-ST-2013-hinten Nowy-Seat-Leon-ST_12






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas