Ensaios

12/07/2014

Mazda 3: o sedutor

Subscreva a nossa newsletter


O Mazda 3 podia ser classificado como Mazda 6 de 5 portas, porque o design é muito similar. Mas é mais do que isso, o desenho pode ter sido amplamente inspirado no bem sucedido design do referido 6, mas foi bem adaptado a esta versão.

E o design acaba por ser o seu principal trunfo, mas não é o único. Até porque este segmento é o mais vendido na Europa e uma marca que quer ter sucesso no velho continente tem que se esmerar. E os outros trunfos, tal como acontece na restante gama que foi actualizada recentemente (6 e CX5)é a qualidade de construção e a tecnologia skyactive.

Esta tecnologia parte de um principio contrário à tendência do mercado: a maioria das marcas acredita que pelo downsizing (motores mais pequenos mas com a mesma potência de um grande) consegue-se atingir os consumos e as emissões poluentes exigidas por lei e pelos consumidores. Mas a tecnologia skyactive parte do principio que não vale a pena fazer um sacrifício em termos de motores porque fazendo evoluir todas as partes de um carro, pode-se atingir o mesmo objectivo.

A reacção do mercado tem coroado de sucesso esta estratégia. Mas quando falamos do mercado europeu, temo que perceber que este mercado tem uma particularidade: a sua dependência pelo Diesel. E o diesel mais pequeno que a Mazda tem é o 2.2, muito penalizado pela fiscalidade, pelo que o 3 tem só o 1.5 skyactive a gasolina no nosso mercado. O motor é competente e dá o ar desportivo que o design promete, mas em termos de consumos não é um diesel, apesar de poupado para o combustível que utiliza.

Por essa única razão não vemos tantos 3 na estrada como seria de supor. Mas este “senão” irá acabar em 2015, a Mazda já prometeu um 1.5 skyactive diesel. Até lá, Mazda 3 nas estradas europeias serão um miragem, o que é pena, porque o 3 tem todos os argumentos para se impor no segmento.

2019011_972 2014-mazda3-grey-side-in-motion-02 2014-mazda-3-first-drive-review-car-and-driver-photo-525909-s-429x262 2014-mazda-mazda3_100445254_l






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas