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08/02/2018

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

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O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e revoluciona o design interior. Tecnologicamente, o novo Classe A não só ocupa o primeiro lugar graças ao MBUX – Mercedes-Benz User Experience – como também oferece uma grande variedade de funções que anteriormente estavam reservadas apenas para os veículos da classe de luxo. Em determinadas situações de condução, pela primeira vez, o modelo tem capacidade para conduzir de forma semiautónoma, enquanto os faróis MULTIBEAM LED estão disponíveis como equipamento opcional. Todas as versões do novo Classe A estão equipadas com os novos e eficientes motores Diesel e a gasolina. Embora a Mercedes-Benz tenha mantido a aparência desportiva, a utilidade do modelo aumentou. O novo Classe A pode ser encomendado a partir de março e o lançamento de mercado irá ocorrer já em maio.

Design exterior: exercício de purismo

O design purista e acentuado pelas linhas do novo Classe A é o próximo passo na filosofia de design Pureza Sensual da Mercedes-Benz. Com base num design compacto de dois volumes, as dimensões otimizadas e as proporções levaram a uma nova interpretação do design do Mercedes-Benz Classe A.

 

O tablier está dividido em duas secções horizontais tridimensionais: a secção inferior é visualmente separada da estrutura principal do tablier por uma ranhura e aparenta flutuar em frente ao tablier. A iluminação ambiente reforça este efeito e acentua a sensação de flutuação da secção inferior. As 64 cores da iluminação ambiente opcional representam cinco vezes o total de cores que estavam disponíveis no modelo antecessor. E não foi apenas a variedade que aumentou pois a apresentação emotiva da iluminação também estabelece novas referências neste segmento: as diferentes cores são constituídas por dez conjuntos de cor que permitem esquemas de iluminação moderna com espetaculares variações de cor.

O ecrã totalmente independente está disponível em três versões:

  • Com o Painel de Instrumentos Digital e o Display Central de 7” (17.78 cm), de série
  • Com o Painel de Instrumentos Digital de 7” e o Display Central de 10.25” (26 cm), opcional
  • Com o Painel de Instrumentos Digital e o Display Central de 10.25”, opcionais

 

MBUX – Mercedes-Benz User Experience: experiência incomparável

O novo Classe A é o primeiro modelo Mercedes-Benz a incluir o novo e mais avançado sistema multimédia MBUX – Mercedes-Benz User Experience, que também abre caminho a uma nova era nos serviços Mercedes me connect. Uma característica única deste sistema é a sua capacidade de interação. Graças à inteligência artificial, o MBUX pode ser personalizado e adapta-se ao utilizador. Desta forma cria uma ligação emocional entre o veículo, o condutor e os passageiros.

O MBUX é uma revolução da experiência de utilização no veículo. As características de apresentação apelativas destacam a abrangência da estrutura de controlo e impressionam com as imagens 3D de alta resolução, que são reproduzidas em tempo real.

A Mercedes me app collection pode ser colocada na forma de ícone no ecrã e pode ser livremente organizada na página inicial tal como todas as outras aplicações principais. Além disso, conteúdos online como os preços atuais dos combustíveis nos postos de abastecimento ou a disponibilidade de lugares de estacionamento em parques de estacionamento são apresentados no MBUX. A atualização online é uma forma simples de permitir a disponibilização de novos conteúdos no MBUX.

Condução silenciosa: o poder da serenidade

A condução silenciosa e sem vibrações é uma característica fundamental para criar a impressão certa no novo Classe A, com um elevado nível de maturidade e que proporciona uma condução premium. Durante o desenvolvimento do Classe A, foi prestada uma particular atenção à elevada rigidez estrutural e aos pontos de ligação entre a carroçaria, a suspensão e a cadeia cinemática. Foi obtido um significativo aumento de rigidez nos pontos de ligação da suspensão que são tão importantes no que diz respeito ao ruído de rolamento, o que permitiu reduzir significativamente o nível de ruído no interior.

O novo Classe A está equipado de série com o Active Brake Assist ampliado. Em função da situação, o sistema pode ajudar efetivamente a reduzir as consequências de colisões nas traseiras dos veículos em frente a baixa velocidade, em processo de paragem ou parados, e até colisões com pedestres e ciclistas, ou evitá-las de todo.

O novo Classe A é também o primeiro modelo Mercedes-Benz a ser desenvolvido no novo Technology Centre for Vehicle Safety (TFS). O design da estrutura do veículo incorpora os resultados de pesquisa de acidentes reais. Todos os componentes da carroçaria foram desenvolvidos de acordo com as cargas e as tensões encontradas, no que diz respeito à geometria, à espessura do material, à tecnologia de ligação e à qualidade dos materiais (aumento da utilização de aços de resistência elevada e ultraelevada). O habitáculo extremamente rígido é a peça central do conceito de segurança da carroçaria. A sua elevada rigidez quando é sujeito às cargas resultantes de um acidente, como por exemplo, durante uma colisão frontal, lateral, na traseira ou capotamento, deve-se acima de tudo à maior utilização de chapa de aço prensada, de resistência elevada e ultraelevada.

Os bancos do condutor e do passageiro dianteiro estão equipados com cintos de segurança de três pontos com limitador de força e tensor do cinto de segurança. Em conjunto com o sistema PRE-SAFE® (opcional), os bancos dianteiros estão equipados com enroladores tensores reversíveis dos cintos de segurança. Ambos os bancos traseiros laterais estão equipados com cinto de segurança com enrolador tensor e limitador de força. O novo Classe A está equipado de série com airbags frontais do condutor e do passageiro dianteiro, airbag para os joelhos do condutor e airbags de cortina. Ao contrário dos modelos das marcas concorrentes, o airbag de cortina também abrange o pilar A para uma total proteção dos passageiros. Os airbags do tórax nos bancos dianteiros são igualmente um equipamento de série e estão disponíveis como equipamento opcional para os bancos traseiros.

Novos e eficientes motores a gasolina e Diesel

As seguintes três versões de motores estão disponíveis durante ou logo após o lançamento de mercado do Classe A:

  • A 200 (120 kW/163 CV, 250 Nm; com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT, consumo de combustível em ciclo combinado de 5.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 120 g/km) ou caixa manual de seis velocidades (consumo de combustível em ciclo combinado de 5.6 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 133 g/km)
  • A 250 com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT (165 kW/224 CV, 350 Nm; consumo de combustível em ciclo combinado de 6.0 l/100 km, emissões de CO2em ciclo combinado de 141 g/km)
  • A 180 d com caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT (85 kW/116 CV, 260 Nm; consumo de combustível em ciclo combinado de 4.1 l/100 km, emissões de CO2 em ciclo combinado de 108 g/km)

Todos os novos modelos Classe A são equipados com novos e eficientes motores: durante o lançamento de mercado estão disponíveis dois novos motores a gasolina de quatro cilindros. As inovações no motor M282 com uma cilindrada de 1.4 l e potências até 120 kW incluem um sistema de desativação de cilindros (inicialmente em combinação com a caixa de velocidades 7G-DCT) e a cabeça do motor em forma de delta. O segundo e igualmente novo motor a gasolina M260 tem uma cilindrada de 2.0 litros e uma potência e um binário de 165 kW e 350 Nm, respetivamente.

Outra novidade corresponde ao motor Diesel, de quatro cilindros (OM608), com uma cilindrada de 1.5 litros, potência até 85 kW e um binário máximo de 260 Nm. Aqui destacam-se o sistema de controlo de emissões com tecnologia AdBlue® instalado junto ao motor, um turbocompressor com uma resposta mais rápida e o ar da sobrealimentação arrefecido a líquido de arrefecimento. Também será implementada uma nova caixa de velocidades de dupla embraiagem 7G-DCT. Posteriormente serão lançados novos motores. O depósito de combustível instalado de série tem uma capacidade de 43 litros, estando ainda disponível como equipamento opcional um depósito de 51 litros de capacidade.

Mediante encomenda, o novo Classe A está disponível com sistema de tração integral permanente 4MATIC com distribuição totalmente variável do binário. Este desportivo sistema de tração integral foi adicionalmente aperfeiçoado e proporciona agora um maior prazer de condução e eficiência. Utilizando o interruptor do DYNAMIC SELECT, agora o condutor poderá influenciar ainda mais as características de funcionamento do sistema 4MATIC. Os componentes do sistema 4MATIC incluem a saída de potência para o eixo traseiro, que está integrada na caixa de velocidades automática de dupla embraiagem, e o diferencial do eixo traseiro com embraiagem multidisco integrada. Esta não é mais atuada por meio electro-hidráulico, mas sim por meio eletromecânico.

Suspensão: ágil e confortável

Está disponível uma seleção de sistemas de suspensão para o Classe A em função da versão do motor e da preferência do condutor. As jantes de 16 polegadas são um equipamento de série. O sistema DYNAMIC SELECT é um equipamento de série e, com o simples pressionar de um botão, também proporciona uma experiência individual de condução em combinação com a suspensão com controlo ativo do amortecimento (opcional).

Tal como os seus antecessores, o novo Classe A está equipado com suspensão dianteira tipo McPherson. As versões mais potentes do modelo como a versão A 250 e todos os modelos equipados com sistema 4MATIC estão equipados com uma sofisticada suspensão traseira de quatro braços. O eixo traseiro está instalado numa subestrutura isolada da carroçaria através de sinoblocos, por forma a evitar o quanto possível a transferência de vibrações da suspensão para a carroçaria. Em suma, a proporção de utilização do alumínio nos componentes da suspensão é uma das mais elevadas em qualquer sistema de suspensão nesta classe de veículos.

De série, o novo Classe A está equipado com uma suspensão conforto com molas de aço e sistema DYNAMIC SELECT. A suspensão conforto rebaixada em 15 milímetros inclui molas e amortecedores especialmente configurados para um comportamento mais desportivo. A suspensão com controlo ativo do amortecimento permite ao condutor escolher as suas características de amortecimento preferidas.

Os novos modelos Mercedes-Benz Classe A no lançamento de mercado:

  A 200 A 250 A 180 d
Caixa de velocidades 7G-DCT 7G-DCT 7G-DCT
Potência (kW/CV) 120/163 165/224 85/116
às rpm 5.500 5.500 4.000
Binário máximo (Nm) 250 350 260
às (rpm) 1.620 1.800 1.750-2.500
Consumo de combustível em ciclo combinado (l/100 km) 5,1 6,0 4,1
Emissões de CO2 em ciclo combinado (g/km) 120 141 108
Aceleração
0-100 km/h (s)
8,0 6,2 10,5
Velocidade máxima (km/h) 225 250 202
Comprimento/largura/altura (mm) 4,419/

1,796/

1,440

4,419/
1,796/
1,445
4,419/

1,796/

1,440

Distância entre eixos (mm) 2.729

 






 
 

 

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