Notícias

07/10/2015

Mercedes-Benz Classe G: Uma lenda viva

Subscreva a nossa newsletter


O clássico todo-o-terreno da Mercedes-Benz inicia um novo capítulo numa história de sucesso com mais de 35 anos. Com a sua tecnologia em constante evolução e equipamento de elevada classe, este ícone supera constantemente as mais elevadas expetativas dos admiradores de todo-o-terreno. Fiel a esta tradição, um novo motor V8 biturbo de injeção direta e 4.0 litros de capacidade, celebra agora a sua estreia mundial no Classe G.

 

Motor biturbo de 8 cilindros, desenvolvido pela Mercedes-AMG

O novo motor de 8 cilindros do G 500 preserva uma herança exclusiva. Tem por base a nova geração de motores V8 desenvolvidos pela Mercedes-AMG, que já evidenciaram níveis excecionais de performance nos modelos Mercedes-AMG GT e Mercedes-AMG C 63. Para a sua utilização no modelo Classe G, o V8 foi sujeito a algumas modificações, produzindo uma potência 310 kW (422 CV) e um binário de 610 Nm. Destacam-se outros atributos, tais como a inclusão de uma resposta espontânea e uma elevada força de tração, obtidas, por exemplo, através dos dois turbocompressores, que ao invés de se encontrarem dispostos do lado de fora dos blocos do motor, estão instalados entre ambos, no interior do V – designado de “hot V”. Esta configuração permite um conceito compacto, resposta ideal e baixas emissões de gases. A elevada eficiência é assegurada pela utilização da injeção direta de gasolina, através de injetores piezoelétricos. A resistência máxima com o menor peso possível é garantida pelo bloco do motor V8 em alumínio. As superfícies dos cilindros possuem tecnologia NANOSLIDE que confere o dobro da dureza das camisas convencionais em ferro fundido. Esta tecnologia permite reduzir o atrito interno e o consumo de combustível.

 

Comparativamente ao anterior motor V8 atmosférico de 5.5 litros, o novo motor biturbo de 8 cilindros produz uma potência e um binário superiores em cerca de 25 kW (35 CV) e 80 newton metros, respetivamente. A sobrealimentação resulta no fornecimento da potência e binário máximo a uma menor rotação do motor, sendo uma vantagem não só em termos de potência e performance, mas também em relação ao consumo de combustível. O novo G 500 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,9 segundos (anterior: 6,1 segundos) e o seu consumo combinado (NEDC) é de 12,3 litros/100 km (anterior: 14,9 l/100 km).

 

Maior potência, menor consumo de combustível

Os motores das restantes versões do modelo Classe G também foram aperfeiçoados:

  • O G 350 d beneficia de um aumento de potência dos 155 kW (211 CV) para 180 kW (245 CV), acompanhado de um aumento do binário de 540 para 600 Nm. O G 350 d acelera agora dos 0 aos 100 km/h em 8,8 segundos, ao invés dos anteriores 9,1 segundos. O consumo combinado NEDC diminuiu dos 11,2 litros/100 km para os 9,9 l/100 km;
  • O AMG G 63 debita agora uma potência de 420 kW (571 CV), superior aos anteriores 400 kW (544 CV), com um binário de 760 Nm;
  • Ao invés dos 450 kW (612 CV) de potência, o motor de 12 cilindros no AMG G 65 produz agora 463 kW (630 CV) e um binário de 1000 Nm.

 

As versões G 350 d, G 500 e AMG G 63 estão equipadas de série com a função ECO start/stop, que permite reduzir o consumo de combustível e as emissões, desligando o motor quando o veículo se encontra parado, como por exemplo, numa situação de engarrafamento de trânsito ou sinal vermelho de um semáforo.

 

Como habitualmente no Classe G, os novos modelos mantêm a conhecida base robusta da carroçaria que continua a oferecer uma resistência generosa para suportar o aumento da potência. Também foram mantidas as características de performance incomparáveis em todo-o-terreno, com o sistema de tração integral permanente, a caixa de redutoras e os três bloqueios de diferencial, que podem ser acoplados/desacoplados com o veículo em movimento.

 

ESP otimizado, sistema de amortecimento adaptativo disponível como opção

A configuração da suspensão de série foi modificada, com amortecedores otimizados para um melhor controlo da carroçaria e um conforto superior de condução em estrada. Uma configuração do ESP® adaptado permite melhorar a dinâmica de condução, resultando numa maior estabilidade de condução e segurança em estrada. As otimizações do ASR e do ABS resultam num melhor controlo da tração e numa diminuição da distância de travagem. A capacidade de carga do eixo dianteiro foi aumentada em 100 kg, para 1550 kg.

 

Adicionalmente, no G 500 está disponível como opção do novo sistema de amortecimento adaptativo com os modos Sport e Comfort. Este sistema permite uma performance mais dinâmica em estrada no modo Sport, sem reduzir a capacidade de desempenho de todo-o-terreno, reduzindo ao mesmo tempo o comportamento de adornamento em curva, típico de um SUV. Já conhecida das versões AMG, a caixa de velocidades automática 7G-TRONIC PLUS nos modelos G 350 d e G 500 está agora equipada com um modo de transmissão manual. Este modo, que pode ser ativado facilmente pressionando o botão “M”, permite ao condutor beneficiar do elevado binário disponível e utilizar as patilhas de mudanças no volante, decidindo quando deve ser realizada uma passagem de caixa.

G 500 Thulitrot

Aperfeiçoamento no interior e exterior

Visualmente, os novos modelos G 350 d e G 500 são particularmente fáceis de identificar pelos respetivos para-choques redesenhados e pelas extensões dos guarda-lamas, agora equipadas de série, na cor da carroçaria. Agora o G 350 d também inclui de série jantes de liga leve de cinco raios, de 45,7 cm (18 pol.).

No interior, os modelos G 350 d e G 500 estão equipados com um painel de instrumentos atraente na forma de dois anéis, com ecrã multifunções de 11,4 cm e ponteiros e instrumentos redesenhados. O painel de instrumentos dos dois modelos AMG também foi redesenhado.

 

Novas cores disponíveis

Está disponível um novo pack de cores para os clientes que pretendam acrescentar um toque pessoal aos seus modelos Mercedes-AMG Classe G. Estão disponíveis cores exteriores exclusivas como por exemplo, solar beam, tomato red, alien green, sunset beam e galactic beam. Os componentes destacáveis como os espelhos, para-choques dianteiro e traseiro, extensões dos guarda-lamas, o anel em torno do alojamento da roda sobressalente e o tejadilho, são pintados na cor obsidian black. A cor dos pespontos do revestimento interior é idêntica à cor da pintura exterior.

 

Novo modelo especial AMG EDITION 463: dinâmica visível

Com o novo modelo especial EDITION 463, a Mercedes-AMG confere um visual desportivo impressionante ao G 63 e G 65. O interior de elevada classe inclui um painel de instrumentos de duas tonalidades, bancos em pele designo de elevada qualidade de duas tonalidades, com bolsas laterais em pele de imitação de carbono e pespontos contrastantes, bancos e painéis centrais das portas com revestimento em fibra de carbono com textura em diamante, e puxadores das portas revestidos com pele nappa.

 

No exterior, uma proteção inferior do chassis em aço inoxidável, autocolantes AMG sport nas laterais e frisos de proteção em alumínio preto, destacam a dinâmica e exclusividade do modelo especial. O modelo G 63 está equipado com pneus 295/40 R 21, montados em jantes de liga leve exclusivas de 5 raios duplos e 53.3 cm (21 pol.), com acabamento em preto mate e raios com acabamento de alto brilho. O modelo G 65 ostenta um visual de grande classe, com jantes de liga leve de iguais dimensões, de 5 raios duplos, com polimento cerâmico.

 

Início da produção do Mercedes-Benz G 500 4×4

Após revelar-se extremamente popular entre os potenciais clientes, o protótipo G 500 4×42 será produzido para comercialização. O pack tecnológico é constituído por uma cadeia cinemática com tração integral, incluindo eixos descentrados e o novo motor V8 biturbo de 4 litros, com uma potência de 310 kW (422 CV).

Também foi implementado um novo chassis com amortecedores duplos e amortecimento ajustável. No interior do G 500 4×4, os ocupantes beneficiam de um conforto e ambiente idênticos aos de um saloon de luxo. Observando as características principais do chassis e da cadeia cinemática, torna-se evidente que onde os desafios de todo-o-terreno começam para o G 500 4×42, é onde os outros veículos são obrigados a desistir. O novo “G” também apresenta uma performance absolutamente convincente no asfalto. Devido à largura das vias significativamente maior em relação à dos veículos de produção em série (+264 mm), às rodas de maiores dimensões compostas por jantes de 22 polegadas e pneus 325/55 R 22, e ainda ao amortecimento ajustável com o modo Sport, o G 500 4×42 descreve curvas com uma dinâmica extremamente elevada, transmitindo a sensação de estarmos na presença de um veículo desportivo de estrada. O mesmo acontece nas incursões em caminhos não asfaltados com elevado declive ou estradas cobertas de neve, em que a performance se assemelha a um verdadeiro veículo de competição de rally, de alta potência.

 

O G 500 4×42 estará disponível para encomenda nos concessionários Mercedes-Benz a partir de dezembro de 2015. Os restantes modelos Classe G já se encontram disponíveis para encomenda.

 

Modelo CC Potência Preço
G 350 d 2987 245 133.500 €
G 500 3982 422 146.550 €
Mercedes-AMG G 63 5461 571 200.000 €
Mercedes-AMG G 65 5980 630 351.050 €
G 500 4×42 3982 422 282.450 €





 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas