Notícias

01/09/2015

Peugeot revela Fractal

Subscreva a nossa newsletter


Revelado pelo concept SR1 em 2010, o PEUGEOT i-Cockpit já conquistou mais de 1,8 milhões de clientes desde o seu lançamento comercial, no 208, em 2012. Graças à sua ergonomia inovadora, este posto de pilotagem torna a condução instintiva e reforça o prazer sentido ao volante.

O PEUGEOT FRACTAL, um coupé eléctrico urbano, é um estudo prospectivo do PEUGEOT i-Cocpkit que apela a um sentido suplementar. Após o olhar, materializado pelo painel de instrumentos elevado, e o tacto, concretizado pelo volante compacto e pelo ecrã táctil, é agora a vez do ouvido, que é estimulado por um tratamento sonoro inédito no mundo automóvel. A percepção auditiva das informações enriquece também a experiência de condução.

O PEUGEOT FRACTAL dispõe igualmente de uma assinatura sonora criada pelo designer sonoro Amon Tobin. Revela-se logo a partir da abertura das portas, comandada pelo relógio conectado ao condutor. Conduzir um coupé eléctrico torna-se assim uma experiência única e rica em sensações.

O PEUGEOT FRACTAL, coupé eléctrico urbano, é um estudo prospectivo do PEUGEOT i-Cocpkit® solicitando a audição em complemento do olhar e do tacto. A condução progride para uma ainda maior intuição, uma experiência incomparável.

 

O StelLab, entidade de pesquisa do Grupo PSA Peugeot Citroën, concebeu um sistema inovador acústico 9.1.2. Associa um conjunto 9.1 de alta-fidelidade a «subwoofers» integrados nas costas de cada assento.

 

O sistema acústico 9.1.2 torna a condução mais instintiva, veiculando uma informação enriquecida pelo som. Este componente adicional do PEUGEOT i-Cockpit caracteriza-se pela espacialização e pela dinamização do som.

 

O PEUGEOT FRACTAL possui uma identidade sonora exterior e interior desenvolvida pela primeira vez em colaboração com um designer sonoro, Amon Tobin. Na cidade, o veículo evolui assim em harmonia com o seu ambiente.

 

O painel de instrumentos elevado do PEUGEOT FRACTAL está combinado com um ecrã táctil holográfico de alta definição numa lâmina em policarbonato inclinada a 45°. O condutor pode gerir o visor como desejar. A lâmina em policarbonato inclinada apresenta informações complementares com efeito de profundidade.

 

Laboratório de ideias, o PEUGEOT FRACTAL explora novos procedimentos de fabrico e de concepção. As peças saídas da impressão 3D representam mais de 80% da superfície do habitáculo. As superfícies absorventes são concebidas por design generativo, um processo que permite chegar à peça ideal.

 

A bateria de iões de lítio de 40kWh alimenta os motores eléctricos situados nos trens dianteiro e traseiro, para uma potência total de 150 kW / 204 cv. A autonomia em ciclo misto atinge os 450 km.

 

A altura ao solo é variável e adapta a viatura ao terreno encontrado. Regulada nos 7 cm em via rápida, a aerodinâmica é aperfeiçoada em benefício da autonomia. Na cidade, pode atingir os 11 cm para ultrapassar os passeios mais altos ou entradas em parques.

 

 

PEUGEOT FRACTAL, coupé eléctrico urbano

 

O PEUGEOT FRACTAL mexe-se em cidade com desenvoltura, em harmonia com o seu ambiente. Extremamente compacto, os seus 3,81 m de comprimento e 1,77 m de largura esgueiram-se sem a menor hesitação pelo meio do trânsito. Para facilitar as manobras, as rodas Tall&Narrow de 19’’ estão dispostas nas extremidades da viatura, com os vãos dianteiro e traseiro não medindo mais que 0,52 m.

 

Naturalmente equilibrado, o PEUGEOT FRACTAL tira proveito da mecânica eléctrica com uma nova arquitectura. Cada componente está colocado num local eficiente. As baterias de iões de lítio estão, assim, situadas no túnel central em benefício do abaixamento do centro de gravidade e da repartição de massas. Alimentam os dois motores eléctricos, desenvolvendo cada um 75 kW / 102 cv, instalados nos trens dianteiro e traseiro. Esta cadeia de tracção permite melhorar a aerodinâmica da viatura, melhoria que se manifesta pelas pequenas aberturas existentes na parte da frente, permitindo que o volume de ar necessário para alimentar e arrefecer a mecânica seja mínimo.

 

As linhas do PEUGEOT FRACTAL materializam esta desenvoltura urbana. As linhas dinâmicas estendem-se pela carroçaria desprovida de qualquer aspereza. A «Coupe Franche», a linha que separa de forma vincada dois acabamentos em cores bem distintas, reforça esta vitalidade alternando um branco intenso e um negro mate ao nível da articulação das portas. Na parte superior, o tejadilho é amovível, transformando o coupé num cabriolet.

 

Na parte de trás, dominando o difusor, uma banda luminosa informa sobre a recarga da bateria por indução graças a uma animação tipo equalizador. Constituída por LED, esta banda substitui a função das luzes traseiras com o PEUGEOT FRACTAL em movimento. Na frente, a assinatura luminosa nasce junto da grelha e acaba a aflorar os projectores. Abriga igualmente os indicadores de mudança de direcção sequenciais.

 






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas