Ensaios

12/07/2014

Polo: cada vez mais um pequeno Golf

Subscreva a nossa newsletter


A VW é uma marca de sucesso, muito por “culpa” do Golf. Nos segmentos a baixo a história não tem sido a mesma. Porém com o lançamento do UP as coisas melhoraram no segmento mais abaixo, depois de alguns lançamentos para esquecer (como o Fox). Mas o Polo precisava de um lifting, e o caminho seguido pela VW foi “copiar” o mano maior, o Golf.

Mas a dizer que o Polo não é mais do que um pequeno Golf é demasiado redutor. Sim, o design frontal é muito parecido com o Golf e isso certamente irá ajudar nas vendas, mas o interior deu um pulo qualitativo que justifica o preço mais elevado que o Polo tem em relação à concorrência.

Mesmo inspirado no Golf, o desenho não é o mais atractivo, o Peugeot 208 e o Renault Clio são ainda assim mais atraentes. Mas em termos que qualidade de construção e materiais o Polo não dá hipóteses. Se em relação ao 208 a diferença é mais curta, em relação ao Clio a diferença qualitativa justifica em parte a diferença no preço. Os plásticos no tablier são macios e não rijos, como acontecia no Polo anterior. A qualidade de viagem em autoestrada é impecável, dificilmente igualável pela concorrência. Não nos apercebemos da velocidade real, e em cidade o conforto da suspensão garante um conforto que não é habitual em carros alemães.

Além de melhores materiais, o radio evoluiu, tendo um ecrã maior e táctil, como mandam as últimas tendências. De resto o Polo pouco mudou, afinal não é uma nova geração, é apenas uma actualização. Uma evolução bem sucedida, porque fiquei convencido da diferença de preços para a concorrência. Embora seja difícil justificar quase 16 mil euros por um motor 1.0 de 75 cavalos.

Já que falamos do motor, este também foi uma agradável surpresa. Apesar de só ter 75 cavalos é agradável de conduzir, quer em cidade, quer em auto-estrada. Pode sempre optar pelo 1.2 de 90 cv por mais mil euros.

Concluindo, o Polo está mais parecido com o Golf, tem mais qualidade e que justifica, em parte, o diferencial de preços para a concorrência.

 

3602470521148140974 2014_VW_Polo (4) 2014_volkswagen_polo_overseas_06-0129 db2014au00066 Novo-Volkswagen-Polo-2014-16

 






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

A Volvo apresentou a nova Volvo V60.

Numa apresentação que decorreu online na página de facebook oficial da marca, os internautas ficaram a conhecer a nova carrinha Volvo. Tendo por base a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, util...
by Edmar
0

 
 

Citroen apresenta novo Berlingo

Criadora do segmento dos Veículos Multifunções em 1996, a Citroën desvendou o novo Berlingo. Uma terceira geração que dá continuidade à saga de uma silhueta diferente, simples e funcional, que soube inovar ao longo do t...
by Edmar
0

 

 

Mercedes apresenta ao mundo novo Classe A

O novo Mercedes-Benz Classe A mantém o mesmo aspeto dinâmico que já o caracteriza, mas agora com argumentos tecnológicos nunca vistos neste segmento. Redefine totalmente o luxo moderno na classe de veículos compactos e rev...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas