Teste da Semana

16/02/2014

Teste da Semana: Octavia Break

Subscreva a nossa newsletter


Hoje foi a vez do Skoda Ocatvia Break, mais um produto do grupo VW a utilizar a plataforma MQB. Além do Golf, A3 e Leon.
Cada uma das marcas tem a sua personalidade, o Golf é VW. O Leon joga no capítulo da estética, o A3 no da qualidade.
E com que personalidade fica a Skoda? Digamos que é um Golf com símbolo diferente e mais espaço.
Nos próximos dias vamos verificar se a Octavia Break se limita a ser uma Golf Variant com mais espaço por menos dinheiro, ou se há algum mais.

935160_622401037796103_19978656_n

 

Continuamos o nosso teste á Octavia Break, não podemos deixar de referir a tranquilidade e serenidade que nos transmite. Ontem durante um dilúvio esta Skoda foi imperturbável, é assim que gostamos dos nossos carros.

Mas a comparação com a Golf Variant é inevitável: custa menos mil euros que a Golf equivalente, tem mais 5 litros de bagageira (610 contra 605) e mais 10 centímetros. Os 610 litros são mais do que suficientes. Por isso a Skoda aproveitou os 10 cm adicionais para brindar os passageiros do banco de trás.
Podemos dizer que mesmo com um condutor de 1,80 no banco da frente outra pessoa de 1,80 senta – se atrás e ainda fica com 4 dedos a separar do banco da frente. Que outro automóvel se pode orgulhar disto e de 610 litros de bagageira?

Mas serão argumentos suficientes para fazer o eventual comprador optar entre uma e outra? É o que iremos verificar até quinta.

1795634_622917064411167_2119995637_n

 

Propositadamente não falámos do design: não é feia, mas também não é bonita. Foi desenhada mais para não desagradar que para agradar. Tal como a maioria dos carros do grupo VAG. E também para o design aguentar mais tempo.

Isso tem um problema: o factor novidade depressa desvanece. Mas temos que ser justos, a frente é a mais bonita que a Skoda lançou nos últimos anos. Também não é difícil: os Skoda nunca se destacaram pelo design. Mas antes por serem um Volkswagen mais barato.

E esta Octavia não desilude. Embora longe vai o tempo em que a diferença era significativa, agora são simplesmente mais baratos que os VW, mas também o resto da concorrência o é. Isto porque a qualidade da Skoda aumentou significativamente, e isso tem um preço.

No interior passa-se o mesmo: bem construído, sem desiludir nem desagradar, mas sem um único apontamento de originalidade. Mas isso não quer dizer que não tenha qualidade, apenas não quer assustar os mais conservadores, ou seja, a vasta maioria de um comprador. Não só de Skodas, como de qualquer marca.

Em termos de motor possui o reconhecido 1.6 TDi de 105 Cv, que como o design, não é o melhor do mercado. Com esta cilindrada a concorrência já há muito anda mais perto dos 120 cv (alguns com 130cv) do que dos 105. Mas cumpre e não desilude.

Portanto o Octavia, tal como qualquer carro da VAG, se excluir-mos a Seat, Lamborghini e Porsche e incluindo a Audi, é um carro pensado para não desiludir e não assustar.

Amanhã é o último dia de ensaio e ainda faremos a comparação final com o Golf Variant, a carrinha do ano 2013, para nós. Que também não apaixona pelo design, mas foi a melhor de 2013.

1625555_623116561057884_1695864084_n

 

Hoje foi o último dia com a Octavia. Que nada fica a dever á Golf Variant nem a nenhuma carrinha do segmento C. É espaçosa, segura e económica. O design cabe a cada um decidir conforme o seu gosto pessoal.
O maior inimigo passam por ser os crossovers. Mas nenhum tem a mala desta Octavia.
Por isso, antes de decidir pela compra de um carro, passe por um stand Škoda Portugal.
Amanhã vamos de fim de semana dos namorados com um zoom, zoom…

1621976_623595271010013_1637647890_n






 
 

 

IONITY – Rede Pan-Europeia de Estações de Carregamento de Alta Capacidade

Proporciona Mobilidade Eléctrica para Viagens de O BMW Group, a Daimler AG, a Ford Motor Company e o Volkswagen Group com a Audi e a Porsche, anunciaram hoje a IONITY joint venture, destinada a desenvolver e implementar em tod...
by Edmar
0

 
 

Seat Lança novo Ibiza

O novo Ibiza chegou, e a Seat aposta forte neste modelo que foi durante décadas o best seller da marca espanhola. Saiba mais no press release em baixo. A SEAT lança hoje uma campanha com o intuito de apresentar o Novo Ibiza q...
by Edmar
0

 
 

SEAT Ateca X-Perience

A SEAT apresenta o Ateca X-Perience com um stand único que exibe um conceito que leva inovação ao Salão Internacional Automóvel de Paris. O Ateca X-Perience é a prova de que a SEAT consegue exceder qualquer limite com uma...
by Edmar
0

 

 

Novo SEAT ATECA

A SEAT apresentou o seu primeiro SUV da sua história: O novo SEAT ATECA. Um modelo que se destaca pela combinação única entre design, dinâmica, condução divertida, versatilidade urbana e caráter útil. Conetividade de t...
by Edmar
0

 
 

Novo SEAT Ateca

A SEAT apresentou o seu primeiro SUV. O novo Ateca destaca-se pela combinação única entre design, dinâmica, condução divertida, versatilidade urbana e caráter útil. Conetividade de topo, sistemas de assistência de últ...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas