Teste da Semana

16/01/2014

Teste da Semana

Subscreva a nossa newsletter


Peugeot 308

Esta semana (13 a 16 de Janeiro) testámos o novo 308, na sua motorização 1.6 HDi de 92 Cv. Estes foram os posts que colocámos durante estes dias de ensaio (www.facebook.com/idriveportugal):

13 de Janeiro de 2014

Estas são as características técnicas da viatura de vamos buscar mais logo e que vai ser a nossa companhia nos próximos dias.
Alguma dúvida ou curiosidade não hesitem em deixar um comentário, pois vamos colocando alguns posts com as impressões da viaturas.
Até mais logo.

caracteristicas

13 de Janeiro

E é este o 308 que vai ser a nossa fiel companhia nos próximos 4 dias. Todos os dias colocaremos as nossas impressões. Estamos à espera das vossas dúvidas.

308 1

13 de Janeiro

Este é o ponto de vista que mais interessa: o do condutor.
Como podem reparar o volante tapa a visão dos instrumentos. A solução é baixar o volante.
Primeiro estranha-se depois entranha-se. O volante é o mais pequeno em automóveis de grande produção e é o melhor que já tivemos na mão.
Depois da confusão inicial delicie-se com o que o construtor chama de iCockpit: ou seja a simplicidade levada ao extremo.
Duas notas: o painel de instrumentos sobre elevado, tal como o ecrã de 9,7 que domina a consola central e que faz com que este cockpit seja o melhor que temos visto.

308 3

 

14 de Janeiro

184 km depois já conseguimos dar as primeiras impressões: os 92 cv chegam para autoestrada e estrada nacional. O volante é um mimo.
Estamos positivamente impressionados. Em nenhum momento ficou atrás de um Golf de 105 cv.

308 2

14 de Janeiro

Chegámos ao final do segundo dia e chegamos ás primeiras conclusões: o 308 é um automóvel cheio de qualidades, mas tem alguns defeitos.

Defeitos esses que nem o chegam a ser, como por exemplo a ausência de espaço de arrumação no túnel central. o que era bom no primeiro 308, ficam aquém na segunda geração.
Outro pormenor é o motor, os 92 cv são mais do que suficientes no dia a dia, mas as recuperações não são as melhores. Opte, se conseguir pelo mesmo motor, mas com 115 cavalos. Naquelas situações mais delicadas, como uma ultrapassagem mais arriscada, vai fazer a diferença e são pouco mais de mil euros de diferença.

Como a Peugeot promete, o 308 cumpre: a condução é mesmo envolvente, muito graças ao pequeno volante e ao chassis, que permite dominar aquelas encadeadas típicas de uma estrada nacional como se estivéssemos ao volante de um Kart. E sem por em causa o conforto tão típico da Peugeot Portugal, a condução em Auto-estrada é o exemplo perfeito, agarra-se à estrada e ninguém no carro se apercebe das velocidades proibitivas a que circulamos. É a combinação perfeita entre conforto e diversão. Mal podemos esperar pelo 308 R.

308 4

 

15 de Janeiro

Ao terceiro dia e depois de falar das principais virtudes e alguns defeitos, é chegada a hora de falar do que nos chamou mais a atenção: o corte com o passado.

O 307 inaugurou uma era marcante na Peugeot Portugal . A característica que mais se salienta do 307 é a sua estrutura muito parecida com um monovolume, principalmente na SW. Uma decisão do grupo PSA: Peugeot com carrinhas, Citroën Portugal com Monovolumes. Algo que foi replicado no 308 da primeira geração:, a Peugeot, tradicionalista como sempre foi, não quiz mudar uma estratégia que deu frutos.

E quando entramos no novo 308 já não temos aquele para-brisas enorme, nem aquele espaço entre o volante e o fundo do tablier, acabou uma era, para o melhor e para o pior. O mercado prefere o segmento assim, como é o novo 308, dai ser apelidado de “Golf francês”.

Nós gostámos, a diferença entre carros Premium e generalistas é principalmente psicológica e este 308 é a prova disso.

308 5

 

16 de janeiro

Bem, chegou ao fim o teste.Tempo de conclusões e argumentações finais e a comparação é inevitável: é melhor ou pior que o Golf?

Nem uma coisa nem outra. Não é melhor, mas também não é pior. É melhor em algumas coisas, principalmente se falarmos no motor diesel de 115 cv, no melhor sistema Start & Stop e no melhor centro multimédia. Mas é inevitável que pensemos que o Golf foi a referência quando a Peugeot criou este carro.

Mas é melhor definitivamente numa coisa: a Peugeot não se prendeu ao passado, decidiu em boa hora cortar laços com o passado e o resultado é de louvar. Ao contrário da VW que decidiu evoluir o seu produto, em vez de correr riscos desnecessários, mas para que? Continua a referência do segmento.

O 308 tinha uma missão complicada, antes de mais replicar o sucesso do 307 e fazer esquecer a primeira geração. Não era um mau carro, pelo contrário mas não era o que o mercado procurava. A nós parece-nos que está no bom caminho.

Aconselhava a compra? Sim, pelo menos deve-a considerar seriamente e passar por um stand Peugeot Portugal antes de decidir.

308

 

Edmar Rodrigues
16 de Janeiro de 2014






 
 

 

Peugeot apresenta novo 508

Tudo muda no novo PEUGEOT 508: nova arquitetura, rebaixada e compacta, novo design exterior fluido e musculado, e interior espetacular que integra uma nova interpretação do PEUGEOT i-Cockpit®. O novo PEUGEOT 508 promete, ass...
by Edmar
0

 
 

PEUGEOT 308 ESTREIA TRÊS MOTORES EURO 6.2d

Antecipando-se em nada menos do que 2 anos à normativa europeia Euro 6.2d em matéria de emissões poluentes, cuja obrigatoriedade está agendada para o ano de 2020, a PEUGEOT acaba de lançar no mercado nacional três novos m...
by Edmar
0

 
 

TECNOLOGIA BENETEAU Ship Control

Apoiando-se no sucesso mundial do seu i-Cockpit, que reúne quase 4 milhões de utilizadores, a PEUGEOT coloca agora a sua especialização em ergonomia do posto de condução ao serviço da BENETEAU, líder mundial da náutica...
by Edmar
0

 

 

Peugeot revela L750R para Gran Turismo

A 30 de maio de 1916, o PEUGEOT L45, conduzido por Dario Resta, ganhou a mítica corrida das 500 Milhas de Indianápolis a uma velocidade média de 135 km/h. Um século depois, em maio de 2016, para comemorar o centenário da ...
by Edmar
0

 
 

Peugeot 308 restyling chega hoje a Portugal

A partir de hoje, os concessionários PEUGEOT iniciam uma ação de Portas Abertas para o lançamento oficial do novo PEUGEOT 308 em Portugal. A PEUGEOT renova assim o seu best seller, tendo a tecnologia como grande protagonist...
by Edmar
0

 




style="display:inline-block;width:728px;height:90px" data-ad-client="ca-pub-9971066314982170" data-ad-slot="3157887545">

0 Comments


Be the first to comment!


Deixe uma resposta


Últimas
 



 
Pular para a barra de ferramentas